UOL




São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

É política, mentirosos

SÃO PAULO - É falsa a afirmação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, segundo a qual "nenhuma autoridade monetária do mundo pode agir de forma política, qualquer que seja a sua decisão".
É verdadeira a afirmação do economista Paulo Nogueira Batista Jr., na Folha de ontem, segundo a qual "todos os bancos centrais seguem critérios técnicos e políticos".
Não se trata de opinião minha. Trata-se de fatos. A eles.
Quando estava para fazer sua primeira reunião no governo Lula, em janeiro, o Copom (Conselho de Política Monetária) amparou-se em uma série histórica que mostrava que, sempre que a inflação atingia os dois dígitos ou chegava perto disso, ela escapava do controle. Logo o critério técnico mandava aumentar os juros.
O critério técnico foi automaticamente aplicado? Nem pensar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi consultado, resistiu inicialmente e acabou cedendo, curvado pelo argumento da disparada a partir dos dois dígitos (para o meu gosto, parece mais cabala que ciência, mas não vem ao caso).
A decisão final foi, portanto, técnica e política, principalmente política. Se Lula resistisse, os juros não teriam aumentado. O critério político levava em conta a perspectiva, esta sim bastante realista, de que, se houvesse de fato a disparada inflacionária, o governo estaria ferido gravemente (havia e há ainda quem ache que a ferida seria mortal a curto prazo).
Esses são os fatos. Quando a Folha os divulgou, sempre em janeiro, o Banco Central emitiu nota para dizer que a alta dos juros seguira critérios técnicos, mas não teve coragem de desmentir a informação de que o presidente fora consultado e de que, portanto, o critério político também entrara no jogo.
Não teve coragem pela simples e boa razão de que sabe quem deu a informação e que ela é indesmentível. Por que, então, continuar com a meia verdade agora e sempre? Dá a todos o direito de achar que tudo o que o BC faz é apenas meia verdade ou uma mentira inteira.


Texto Anterior: Editoriais: MILIONÁRIOS

Próximo Texto: Brasília - Marta Salomon: Vaias e greves
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.