UOL




São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

A galinha e o povo

RIO DE JANEIRO - "Enquanto a galinha põe ovo, Chacrinha está com o povo!". Lembro o Velho Guerreiro, pernambucano como Lula e, como Lula, amado pelo povão, que continua apoiando o presidente, mas desacreditando cada vez mais no seu governo.
Sempre ouvi falar que a voz do povo é a voz de Deus. Não tenho elementos para aceitar ou para negar a sentença, que, por sinal, parece que foi fabricada pelo próprio povo, e não por Deus. Ao longo da história, nem sempre ela foi confirmada. Em tempos antigos, houve um papa, o representante mais categorizado de Deus na Terra, que, ao morrer, teve o corpo sequestrado e ia sendo jogado no Tibre pelo povo que não gostava dele.
Há outros exemplos menos piedosos da discrepância entre a voz do povo e a voz de Deus. Mas fiquemos com Chacrinha e com as galinhas, que, inexoravelmente, desde que são galinhas põem ovo. Outro dia, vi um filme em que o Velho Guerreiro, paramentado com tudo o que lhe dava na cabeça e cabia em sua volumosa barriga, disse uma frase que me pareceu atual: "Vamos animar!".
Pesando bem, animação foi o que nunca faltou no festivo bloco do PT. O próprio Lula, sempre que pode e mesmo quando não deve, anima-se por conta própria, enfrentando peladas, churrascos com carnes especializadas. E seus olhos brilham quando é fotografado ao lado de mulheres de carnes também especiais.
Acontece que sua animação ainda não contagiou devidamente a equipe que escolheu e da qual ele espera o crescimento nacional, o desenvolvimento econômico, a justiça social, o teto para todos e para todos o pão.
Enquanto não chegam tantas e tamanhas maravilhas, o certo é que as galinhas, onde houver galinha, continuarão botando ovos. Já é alguma coisa. Será pior no dia em que nem as galinhas farão o que delas se espera.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Socorro, governadores!
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Ordem e progresso!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.