São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DOS FERIADOS

A manipulação do calendário converteu-se em arma utilizada tanto pela administração municipal quanto pelo governo estadual com a intenção, ao que parece, de influenciar a disputa pela Prefeitura de São Paulo. Trata-se da chamada "guerra dos feriados" -deflagrada após decreto da prefeita e candidata à reeleição Marta Suplicy, publicado na semana passada, concedendo feriado prolongado para os servidores municipais no fim-de-semana eleitoral.
De acordo com a medida, serão pontos facultativos os dias 29 (a sexta-feira anterior ao domingo de votação) e 1º de novembro, véspera do Dia de Finados.
Já o governador Geraldo Alckmin preferiu antecipar em 17 dias a folga no Dia do Funcionário Público, suspendendo o expediente nas repartições do Estado na última segunda-feira, 11 de outubro. Em contrapartida, os funcionários estaduais trabalharão nos dias 28 e 29 de outubro, além de 1º de novembro.
Ainda que os resultados dessas manobras sejam um tanto incertos, fica a sensação de que a prefeita e o governador moldaram o calendário baseados em cálculos eleitorais. Ao prolongar o feriado de Finados dos servidores municipais, a prefeita favoreceria uma fuga de eleitores que poderia aumentar a abstenção entre potenciais adeptos de José Serra, candidato que demonstra maior penetração nas classes A e B. Em contraste, o governador paulista buscaria evitar a evasão de possíveis votos para o postulante tucano.
É difícil assegurar, como se disse, que tais medidas terão algum efeito significativo no cenário eleitoral, mas é certo que a disputa poderá ser decidida por margem estreita. A diferença no primeiro turno foi de menos de 500 mil votos. No último feriado prolongado, deixaram a capital cerca de 1,2 milhão de automóveis.
Eficazes ou não, esses expedientes, um tanto bizarros, sugerem que ambos os lados estão dispostos a lançar mão de artifícios pouco recomendáveis para conquistar a vitória.

Texto Anterior: Editoriais: DIPLOMA E EMPREGO
Próximo Texto: Editoriais: CIDADE OBESA

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.