São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Marta e o suplício
"Nesta segunda, 11 de junho, levei 22 horas para viajar de avião de São José do Rio Preto (SP) a Maceió.
E a senhora ministra Marta Suplicy fala em "relaxar e gozar" e em "parto" ao tratar de viagens aéreas. Sem dúvida, em se tratando de ministérios, de autoridade, de competência e de transparência, este governo é um estupro que se repete a cada dia."
HEIDWALDO ANTONIO SELEGHINI (Maceió, AL)

"Eu me envergonho de ter uma ministra como Marta Suplicy, que usa de ironia vulgar para minimizar os transtornos nos aeroportos do nosso país.
Dar "uma orientação bem-humorada aos turistas que enfrentam filas nos aeroportos" é, no mínimo, ofensivo.
Em vez de desconsiderar os passageiros, ela deveria exercer o seu papel na busca de uma solução séria para esse problema, que há tanto se arrasta. Vale lembrar à ministra que nem todos os usuários de transporte aéreo são turistas ou estão em férias -e, mesmo que estivessem, estariam no pleno exercício de sua cidadania e não mereceriam ouvir a ironia da ministra."
DONATILA ROCHA (São Paulo, SP)

Bahia
"A título de esclarecimento, venho solicitar correção da nota "Na galeria" (Brasil, 12/6), de Janio de Freitas, que atribui a mim ter pedido à Justiça a prisão do presidente da Associação dos Professores Licenciados do Estado.
Não houve nenhum pedido de ordem de prisão da minha parte nem do governo da Bahia contra o referido líder sindical ou contra qualquer sindicalista no Estado. E nenhuma ordem de prisão foi dada contra ele pela Justiça baiana. Como oriundo do movimento sindical e hoje governador da Bahia, sempre defendi a liberdade sindical.
Solicito ao ilustre colunista levar em conta que a notícia publicada em destaque na edição de sábado (9/6) do jornal "O Globo", com material da agência A Tarde, já teve seu desmentido publicado na edição de domingo (10/6), no segundo clichê, de menor circulação."
JAQUES WAGNER, governador da Bahia (Salvador, BA)

Nota da Redação - Leia a coluna de Janio de Freitas à pagina A9 (Brasil) da edição de hoje.

Lambaris e tubarões
"O presidente Lula está se tornando um verdadeiro especialista em ictiologia. Num dia, acende a tocha olímpica do Pan ao lado de um sorridente Renan Calheiros, presidente do Senado, que está sendo investigado pela corregedoria e pelo Conselho de Ética. No outro, defende seu irmão Vavá, declarando que o mano não passa de um lambari.
O presidente não pode se esquecer de que a cupidez das piabinhas de rabo vermelho pode ser tão nefasta quanto à ação predatória dos tubarões."
SINVALDO DO NASCIMENTO SOUZA (Rio de Janeiro, RJ)

Exemplos de um quadro
"O texto de Marco Antonio Villa de ontem ("A crise política e o Judiciário", "Tendências/Debates') bem sintetiza os diversos desvios éticos e legais que envolvem a atuação do Poder Judiciário em nosso país. E identifica o seu desvio de maior gravidade: manter-se leniente em relação aos demais Poderes em vez de exigir-lhes um comportamento condizente com a lei e com a ética.
A aceitação da existência do foro privilegiado, a injustificável demora nos tribunais de processos de improbidade administrativa, a ausência de qualquer condenação e a incontinenti soltura de políticos que são flagrados em evidente prática criminosa são exemplos recentes desse quadro, que, para ser superado, precisa, sim, ser amplamente divulgado e discutido pela sociedade civil."
VALENTINO APARECIDO DE ANDRADE, juiz de direito (São Paulo, SP)

Brasil Telecom
"Em texto publicado ontem na coluna "Mercado Aberto" (Dinheiro, pág. B2), de Guilherme Barros, informa a Folha que "Roberto Mangabeira Unger vai esperar primeiro a confirmação de sua posse... para renunciar ao direito de "trustee" da Brasil Telecom". A notícia está equivocada.
Renunciei em caráter irrevogável e irretratável, sem qualquer condição. Apenas, pela praxe do direito americano, concede-se um prazo ao juiz para que ele possa escolher o substituto. É esse prazo que expira no primeiro minuto de sexta-feira, 15 de junho."
ROBERTO MANGABEIRA UNGER (Cambridge, EUA)

Bebidas
"Muito bem lembrado, na brilhante entrevista com o presidente do Conar ("Restrições à publicidade contrariam a Constituição", 4/6), o exemplo do mercado americano na forma de tratar a publicidade de bebidas alcoólicas.
"Os EUA são tradicionalmente um país que executa políticas públicas de saúde bastante avançadas, deixando o assunto para a auto-regulamentação. A publicidade de cerveja nos Estados Unidos não é proibida, e a de bebidas alcoólicas em geral é decisão das redes de televisão", informou Gilberto Leifert.
Cumprimento a Folha pela publicação da entrevista e pela oportunidade dada à defesa da livre expressão. E meus cumprimentos ao Conar pelo brilhante trabalho que vem fazendo à frente da auto-regulamentação da publicidade."
JOAQUIM ROMEU TEIXEIRA FERRAZ, presidente do Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral no Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA
"Renan Calheiros para ministro da Agricultura!"
AROLDO MIRANDA (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Carlos Pinkusfeld Bastos: Estranha lógica de um economista de banco

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.