UOL




São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

O DESAFIO É INVESTIR

Foi um número surpreendente na avaliação da Fiesp: o nível de emprego industrial paulista em outubro aumentou 0,51% em relação a setembro, o melhor resultado para o mês desde 1994. O desempenho serviu como um novo sopro de otimismo quanto ao início de um ciclo de crescimento econômico.
Embora não pareça haver dúvidas de que a economia vai se direcionando para uma fase de recuperação, os índices divulgados devem ser observados com cuidado. Como notou a própria diretora da Fiesp, Clarisse Messer, vive-se um momento marcado por dificuldades para distinguir o que é fator sazonal do que é tendência efetiva de retomada da atividade econômica. A indústria vinha se desfazendo lentamente de estoques até agosto, e o varejo concentrou novas encomendas a partir de setembro. Essa coincidência não pode ser ignorada na análise do aumento de vagas registrado nesses dois meses. Deve-se notar, também, que o principal impulso às contratações veio do setor exportador -cujo desempenho ao longo do ano evitou que o quadro de recessão industrial se tornasse ainda mais dramático.
Nada disso significa que as perspectivas não sejam de melhoria. Ao contrário, assessorias e analistas econômicos já projetam crescimento de até 4% em 2004. Se bem que tais projeções possam sempre ser revistas, elas sinalizam um ambiente de mais confiança no desempenho da atividade produtiva. É cedo porém para ter uma idéia mais consistente de quanto essa retomada da economia poderá influir na queda do desemprego. Uma recuperação cíclica, baseada no consumo, poderá produzir algum alívio, mas não terá condições de gerar uma ampliação significativa e duradoura de vagas.
Persistem ainda as dúvidas sobre a questão crucial para definir o comportamento do emprego e o fôlego do crescimento: que padrão de investimento virá proximamente? Criar as condições para recuperar a confiança no futuro da economia e incentivar a decisão de investir é o grande desafio que está na mesa.


Próximo Texto: Editoriais: CRIME OCULTO
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.