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CESAR MAIA
Gabriel Tarde
GABRIEL TARDE (1843-1904), sociólogo francês, pai
da microssociologia (e da
micropolítica), viu suas ideias serem atropeladas pelas escolas estruturalistas, como as de Marx,
Durkheim, Weber etc., que prevaleceram no século 20. Sua obra capital foi "Les Lois de l'Imitation"
(1890), texto fundamental para entender a lógica da internet 110 anos
depois.
Em "Leis da Imitação", Tarde
analisa o processo de formação de
opinião a partir das relações entre
os indivíduos. Nos termos de hoje:
os meios de comunicação, sistemas
de publicidade, vocalizadores etc...
distribuem informações, que são
filtradas pelos indivíduos. Para assumi-las como opinião sua, o indivíduo as testa com alguém em cuja
opinião confia.
Na medida em que haja coincidência, ele afirma a informação como opinião e a repassa. Esse processo ocorre em pontos infinitos,
que vão formando fluxos de opinamento. Alguns são linhas tênues,
que desfalecem. Outros fluxos se
ampliam e vão avançando com diversas intensidades viróticas.
Para Tarde, há três tipos de indivíduos: os "loucos", que iniciam
fluxos de opinamento; os "tímidos"
ou "sonâmbulos", que são repassadores de fluxos, ou imitadores, na
expressão de Tarde; os "tolos", ou
"descrentes", que pouco repassam
os fluxos recebidos.
Para Tarde, a imitação difunde-se em ondas concêntricas. Por esse
processo se formam as instituições
e a opinião pública. Se um grupo
social afirma ideias, outros podem
repassá-las por "imitação". Olhando para os meios de comunicação
de hoje, que são os mais importantes distribuidores de informação,
estes obedecem à lógica da audiência, pois esta define suas rentabilidade e competitividade.
Estrito senso, os meios de comunicação não formam opinião, mas
reforçam opinião formada. Mas,
como estão inseridos socialmente,
por sensibilidade, estudos ou pesquisas, dão conta de fluxos de opinamento em formação sustentada.
Quando propagam esses fluxos,
aceleram enormemente a velocidade de transformação deles em
opinião pública. Fluxos que constituiriam opinião pública em, por
exemplo, dois anos, podem ser acelerados pela TV e formar opinião
em duas horas, como ocorre algumas vezes.
A lógica da internet e de suas redes é essa, agregada à diversidade
informacional de hoje.
"Louco" é quem cria um fluxo e
vê sua repetição às centenas e aos
milhares nas redes, no YouTube...
"Tímidos" são os mais importantes
para os iniciadores e estimuladores
de fluxos (políticos entre estes).
São os "tímidos" que garantirão
aos fluxos os múltiplos acessos e a
aceleração na formação de opinião
-e o voto. Um processo muito
mais complexo e difícil que na TV
dos anos 70/80.
cesar.maia@uol.com.br
CESAR MAIA escreve aos sábados nesta coluna.
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