São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Pior que perder de Lula

MIAMI - Foi divulgada ontem pesquisa que fará o ego de Fernando Henrique Cardoso sofrer mais do que com a baita vantagem que Luiz Inácio Lula da Silva abriu sobre José Serra, candidato do presidente.
Trata-se de pesquisa em que a maioria dos entrevistados (31%) cravou o mexicano Vicente Fox como o melhor modelo de presidente para a América Latina, desbancando FHC, que ganhara há dois anos.
O diabo é que o público entrevistado é exatamente aquele que, na maioria, fica seduzido com FHC: homens de negócio$, altos funcionários públicos, jornalistas e acadêmicos, além de líderes sindicais, da igreja e de ONGs.
A pesquisa foi feita com 420 pessoas de seis países pela Zogby Internacional e divulgada ontem durante a Conferência das Américas, que o jornal "The Miami Herald" organiza e para qual inadvertidamente convidou este repórter.
É claro que convém tomar com cautela o julgamento da pesquisa. Primeiro, porque foram entrevistados mais mexicanos (101) do que brasileiros (91). É natural que os nacionais de cada país conheçam mais o seu próprio presidente e prefiram votar nele (Ciro Gomes e Anthony Garotinho, por exemplo, ganharam nos seus respectivos Estados).
Além disso, só seis países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela) entraram no levantamento. Se ele fosse generalizado para todo o subcontinente, talvez o resultado final mudasse.
Feita a ressalva, é importante informar que, em 2000, FHC fora o preferido, com 60% dos votos. Agora, caiu para 25%.
É melancólico, para o presidente, terminar seu período de oito anos com uma popularidade interna relativamente baixa (ainda que razoável para o baita abacaxi que é governar o Brasil) e com queda também na admiração externa, que sempre superava a interna.
Pior: perde para um Vicente Fox, que tem lá suas qualidades, mas dificilmente será escolhido, por qualquer júri, como o estadista das Américas.


Texto Anterior: Editoriais: DO REGIONAL AO NACIONAL

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: No ferro e na ferradura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.