São Paulo, domingo, 16 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMÍLIO ODEBRECHT

As ideias e os leitores

AQUELES QUE me acompanham talvez se lembrem de que, há um ano, escrevi artigo falando dos leitores que me contatavam, através de carta ou e-mail, para comentar o que liam.
O texto celebrava também seis meses do início de minhas atividades como colaborador desta Folha. Sou grato ao jornal por ter me convidado a escrever neste espaço, onde posso dar alguma contribuição ao debate de temas de interesse nacional.
Mais grato ainda sou a meus leitores. Atentos, críticos, bem informados e preocupados com o destino do país -são essas as características daqueles a quem chamei, no artigo que citei acima, companheiros de jornada. Reitero a eles meu agradecimento pelas ideias, sugestões e observações transmitidas.
Uma constante permanece: a preocupação, minha e dos que me escrevem, com a melhoria da educação. Empresários e operários, executivos e donas de casa, jovens e idosos -todos concordam que precisamos aperfeiçoar a instrução que é dada às crianças, adolescentes e adultos no Brasil. Talvez seja a grande causa nacional de nosso tempo, a única sobre a qual há consenso entre as lideranças e a sociedade, o que demonstra que passou da hora de sairmos para a prática.
Uma amiga, ativista em prol do desenvolvimento social, escreveu-me a propósito do artigo "A hora é agora": "Independente de uma definição para a economia, como afirmou, precisamos optar por outra atitude: fazer parte de um futuro que integre a educação como um investimento prioritário!".
Exatamente. E acrescento: tão importante quanto, será inocular, em cada família brasileira, a ideia de que não existe bem maior para legar aos filhos do que uma ótima formação educacional. A esse respeito, aliás, permito-me repetir o que disse no artigo de um ano atrás: "a educação na família é o fundamento; na escola, é o complemento".
Outro amigo, importante empresário, pontua acerca do texto "Mãos à obra": "De forma direta e objetiva, (seu artigo) expressou a necessidade de todos nos engajarmos em prol de um país melhor, mais desenvolvido e mais justo".
Em suma: tal como há um ano, educação, meio ambiente, empreendedorismo e desenvolvimento continuam na agenda de meus leitores -e na minha também.
Para aumentar a proximidade entre nós, peço que, a partir de hoje, aqueles que desejarem dizer algo sobre o que escrevo encaminhem suas mensagens ao endereço eletrônico abaixo, criado para isso. Será um prazer fazer contato com pessoas que comigo compartilham o desejo do progresso sustentável do Brasil.

emilioodebrecht@uol.com.br


EMÍLIO ODEBRECHT escreve aos domingos nesta coluna.


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Palavras, palavras, palavras
Próximo Texto: Frases

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.