São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Fome e biocombustíveis
"Moro em um Estado relativamente pequeno e, muitas vezes, nas estradas, ando, ando, ando e vejo muita terra sem nenhuma plantação. E fico imaginando como é nos grandes Estados brasileiros. Será que falta mesmo terra para plantar?
Será que, se as barreiras comerciais absurdas da UE e dos EUA não fossem tão grandes, não teríamos mais incentivos para plantar?
Se essas barreiras fossem quebradas e se fosse dado incentivo a países da América Latina, da África, da Ásia...
É preciso acabar com a demagogia e parar de barrar o sucesso que é a bioenergia. É preciso parar de culpá-la pela crise de alimentos.
Essa crise foi criada pelos próprios países do Primeiro Mundo, que não aceitam suas deficiências."
MARCOS MARCEL SESTI (Itatiba, SP)

"Em respeito aos leitores da Folha, o Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe esclarece que o título da reportagem "FAO ataca produção de biocombustíveis" (Dinheiro, 15/4) não reflete a posição da organização.
Em documento apresentado na 30ª Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe, esta organização reconhece que cada país enfrenta oportunidades e riscos diferentes relacionados aos biocombustíveis e recomenda a implantação de uma série de políticas para transformar sua produção num aliado na luta contra a fome, e não numa ameaça à segurança alimentar.
A íntegra do documento está disponível no site www.fao.org/Unfao/Bodies/ RegConferences/Larc30/Index-en.htm."
GERMÁN ROJAS, oficial de informação da FAO (Brasília, DF)

Funcionalismo
"Em relação à reportagem "Elite do servidor tem reajuste igual a mínimo" (Dinheiro, 14/4), a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe) esclarece que, ao contrário do que afirmou o texto, jamais afirmou que eventual "proposta de aumento salarial de 14,7% neste ano e de 31,7% até 2010" seria absurda.
Tanto que a proposta que foi assim taxada nem sequer mencionava valores para o futuro -e se relacionava a um reajuste único no valor de R$ 69,02.
A reportagem omitiu também que o governo federal, em setembro de 2007, apresentou às carreiras jurídicas adoção da mesma tabela remuneratória dos delegados de Polícia Federal. Essa proposta, apesar de ser objeto de acordo assinado pelo Ministério do Planejamento e pela Advocacia Geral da União, não foi cumprida.
Ressaltamos que é no mínimo irresponsável tratar mera proposta como se fosse um reajuste real."
DIMITRI BRANDI DE ABREU, diretor de comunicação Unafe (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Gustavo Patu - As informações contestadas estão disponíveis no site da Unafe (www.unafe.org.br), em texto intitulado "Governo apresenta proposta insatisfatória e Fórum a rejeita".

"Ótima a reportagem de Gustavo Patu sobre a elite do funcionalismo.
Deixou bem claro o quanto a insana corrida de alguns grupos de servidores ao teto salarial custa aos cofres públicos e mostrou a injustiça que isso cria em relação à maior parte do serviço público e ao conjunto da população brasileira.
Faltou apenas relatar a origem da antipática expressão "carreira de Estado", muito em voga no governo FHC e que tanto vem servindo de justificativa a tal desvario.
A essa categoria de ultraprivilegiados não raro pertencem carreiras burocráticas ineficientes, enquanto ficam de fora os servidores que lidam diretamente com o público (professores, médicos etc.)."
FLAVIO T. BARBEITAS (Belo Horizonte, MG)

Ombudsman
"Cumprimento a Direção da Folha pela escolha de Carlos Eduardo Lins da Silva como ombudsman.
Ele, que tanta contribuição deu à Folha, haverá de emprestar sua seriedade, seu espírito crítico e seu profissionalismo à meta de interpretar os anseios e as expectativas dos leitores.
Carlos é um dos mais preparados e diligentes profissionais do jornalismo que conheço."
GAUDÊNCIO TORQUATO, jornalista (São Paulo, SP)

"Saúdo o novo ombudsman, Carlos Eduardo Lins da Silva. Não poderia haver melhor nome para exercer essa função.
Além da inquestionável competência, sua elegância, sua seriedade e sua atitude ética (entre outras qualidades) sempre me impressionaram durante o breve período em que trabalhei na Folha como repórter-fotográfico. A ele, muito boa sorte! E à Direção do jornal, meus parabéns pela feliz escolha."
CARLOS GOLDGRUB, fotógrafo (São Paulo, SP)

Metamorfose
"Em relação ao projetos do Senado que visam resgatar o poder aquisitivo dos aposentados que ganham mais que um salário mínimo, sugiro à Folha que pesquise o que dizia o senhor Luiz Marinho quando sindicalista e compare com o que diz o ministro Luiz Marinho.
Com certeza, veremos mais uma crisálida transformar-se em mariposa. Retrato acabado da metamorfose ambulante que contamina este governo."
ARMANDO NAVARRO DE ANDRADE (Santos, SP)

Valores éticos
"As reportagens sobre os gastos exacerbados dos reitores da UnB e da Unifesp mostram a carência de valores éticos em nossa sociedade.
Não só os políticos mas também educadores e governantes de instituições de ensino usam cartões corporativos para deleite pessoal, em vez de investirem em pesquisas e na compra de equipamentos a fim de obter melhores resultados na conjuntura educacional do nosso país.
Espero que a CPI dos Cartões não termine sem ações efetivas."
LUCAS XAVIER FREITAS (Montes Claros, MG)

Perdão
"A reportagem "Governo Lula irá pedir perdão formal a moradores do Araguaia" (Brasil, 14/4) demonstra claramente que o governo federal olha o passado com uma visão tendenciosa e parcial. Quem merece perdão são todos os brasileiros que têm seus direitos à vida, à segurança, à propriedade, à saúde e todos os demais diariamente aviltados.
Onde estão as punições do mensalão, dos sanguessugas, dos desvios financeiros do PT, dos dólares na cueca...?"
RICARDO JACOB, tenente-coronel da Polícia Militar e jornalista (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Ariovaldo Umbelino De Oliveira: Agrocombustíveis e produção de alimentos

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.