São Paulo, terça-feira, 18 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Futebol e bebida
"Achei oportunas e procedentes as ponderações do jornalista Ruy Castro ['A Copa dos goles', Opinião, ontem] quando critica o envolvimento do técnico da seleção e de jogadores como garotos-propaganda de uma marca de cerveja na mídia televisiva. A seleção nacional tem caráter público e de grande persuasão na população brasileira.
É vergonhoso, aético e grotesco o comportamento do técnico, que assume explicitamente um 'ufanismo patriótico' perante seus comandados e o público. É o momento de órgãos públicos coibirem tal tipo de publicidade que não se coaduna com as atividades esportivas."
JOSÉ M. LANDIM (Ribeirão Preto, SP)

Charge
"Angeli [Opinião, ontem] atinge o ponto mais alto do humor na crítica política ao apresentar a candidata de Lula nas mais diversas fantasias inventadas pelos seus patronos: as caras de Dilma Mandela, Dilma Guevara, Dilma de Calcutá etc. nos mostram o que é a liberdade de imprensa utilizada de forma inteligente, limpa e criativa."
GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI (São Paulo, SP)

General Santa Rosa
"Interessante a entrevista do general Maynard Santa Rosa à Folha ('Entrevista da 2ª', ontem). Falou que o governo é autoritário. Respondendo à pergunta 'O que caracteriza o autoritarismo do governo?', disse: "A intolerância com opiniões contrárias".
Respondendo a outra pergunta, 'Em quem sua mulher vai votar?', respondeu: "Em quem eu mandar".
Sem comentários."
JOÃO BERTOLDO DE OLIVEIRA (Campinas, SP)

 

"Recentemente, pressionado pela Igreja Católica e pelos militares, o presidente Lula extraiu pontos importantes do Programa Nacional de Direitos Humanos. Com a entrevista do general Santa Rosa, fica mais claro o pensamento autoritário e retrógrado do Exército. Nenhuma novidade. Só um lamentar profundo sobre a dificuldade de construirmos, no Brasil, um Estado realmente laico e democrático."
TIEZA TISSI (São Paulo, SP)

Marta e Gabeira
"As declarações sobre Fernando Gabeira da candidata do PT ao Senado Marta Suplicy lembram outras feitas por ela no passado, disparatadas, e se encaixam no que poderíamos chamar de 'pós-dedo-durismo'. Pobre PT paulista, que, além da dupla Mercadante e Marta, ainda carrega, como candidato ao Senado, um cantor brega, acusado de violências conta a mulher! Sem nenhuma contradição para ela?"
FLAVIO MOREIRA DA COSTA (Paris, França)

Diplomacia
"Parece que nunca antes, na história deste país, esteve tão atuante nossa diplomacia. Pena que pífios foram os resultados. A fala do presidente, como noticiou este jornal ['Irã aceita acordo nuclear, afirma Amorim', Mundo, ontem], foi de baixo tom em Teerã. A Turquia antecipou-se e as experiências persas não cessarão, apesar de aceita a colaboração daquele país. Já na Cúpula de Madri, não conseguimos mais do que afastar a participação da pequena Honduras. Creio que o melhor seja abandonar as voltas ao mundo, antes que também baixe o tom de sua pretensa sucessora."
JAIRO P. GUSMAN (São Paulo, SP)

Butantan
"No Ano Internacional da Biodiversidade, o conhecimento sobre as espécies do planeta sofreu um golpe irreparável com o incêndio que aniquilou uma das mais relevantes coleções zoológicas, a do Instituto Butantan. Às vésperas do período eleitoral, é lamentável que se faça presente o descaso do poder público para com os acervos de nossos museus, carentes de infraestrutura adequada para sua manutenção.
Que o infortúnio desse episódio não tenha sido em vão, deflagrando por parte de autoridades e do setor privado o cuidado ao patrimônio da humanidade que são a fauna e a flora brasileiras."
ANDRÉ ETEROVIC e GISELE CRISTINA DUCATI , professores da Universidade Federal do ABC (Santo André, SP)

Marina
"Muito boa a reportagem que a Folha fez sobre a trajetória da candidata à sucessão ao Planalto, Marina Silva ['A filha da floresta', Brasil, 16/5]. Ela é diferente de tudo que está aí. Apesar de ser dissidente do PT, é uma candidata que tem compromisso como o desenvolvimento do país, mas seu partido não consegue dar sustentação a essa candidatura, é necessário muito apoio, infelizmente o brasileiro tem memória curta e visão também."
ADALBERTO FERNANDO SANTOS (Taubaté, SP)

Educação
"O texto 'Escrita em Reforma', de Hélio Schwartsman (Saber, ontem), traz antigos preconceitos com nomes novos, como disgrafia ou aprender a escrever somente com sete anos, com suporte de pesquisas equivocadas até de natureza neurológica. O não uso da escrita cursiva no processo inicial de alfabetização foi proposto porque muitas crianças têm dificuldades em reconhecer as letras cursivas.
Para superar tais dificuldades, o uso inicial da escrita de forma maiúscula resolve bem a questão. A escrita cursiva deverá ser ensinada após o aluno saber ler e escrever com letras de forma maiúsculas."
LUIZ CARLOS CAGLIARI (Araraquara, SP)

Acessibilidade
"Quero parabenizar a Folha pela reportagem na coluna de Mônica Bergamo sobre as pessoas portadoras de necessidades especiais [Ilustrada, 16/5]. Não é porque a novela da Globo acabou que este assunto tão importante -a inclusão- será esquecido; espero que continue sendo tratado com o respeito que merece. Qualquer pessoa neste mundo pode, de uma hora para outra, se tornar um cadeirante, e poucas pessoas conseguem se colocar nesse lugar. Por isso peço que continuem mantendo este assunto na pauta do jornal, se possível com uma coluna permanente que trate deste assunto, a acessibilidade."
MARIA CÉLIA MARTINS DE SOUZA (São Paulo, SP)

Ficha Limpa
"A leitora Luciana Lins ('Semana do leitor', 16/5) ofende Paulo Maluf, sem oportunidade de defesa ao ofendido. Maluf foi absolvido em primeira instância no processo mencionado pela leitora e já recorreu da decisão em segunda instância, como determina a lei. É candidato a deputado federal nas eleições deste ano e é justamente o seu passado como governador e prefeito que o credencia para ser eleito."
ADILSON LARANJEIRA , assessor de imprensa de Paulo Maluf (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Ana Maria Drummond: O estandarte 18 de maio

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.