|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Editoriais
editoriais@uol.com.br
Nem meio caminho andado
A SECRETARIA de Estado da
Educação divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação de São
Paulo (Idesp) de 2008. Esse instrumento de avaliação das 5.183
escolas estaduais foi criado no
ano passado, combinando o desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática -medidos em exame anual-
com as taxas de aprovação.
Essa segunda edição do levantamento permite, pela primeira
vez, checar o cumprimento de
metas por escola. Esse é um dos
méritos do estudo: pais e alunos
poderão acompanhar a evolução
dos colégios. Além disso, o Idesp
será um instrumento valioso da
secretaria para a qualificação dos
professores e funcionários: pela
primeira vez eles receberão um
bônus, de acordo com a assiduidade e o cumprimento de metas.
Os dados indicam que 71,4%
das escolas atingiram pelo menos parcialmente suas metas.
Mostram também que as séries
iniciais são as que menos reagiram. Nada menos que 49% das
escolas registraram índices
iguais ou inferiores ao ano anterior para essa fase escolar.
Em uma escala de 0 a 10, o índice para esse primeiro ciclo passou de 3,23 para 3,25 -a meta da
rede estadual nesse indicador é
de 7 na série final, em 2030. O
melhor desempenho foi registrado no ensino médio -o indicador passou de 1,41 para 1,95 (meta de 5 para 2030).
Esse números reafirmam que
ainda existe um enorme caminho a ser percorrido. Em nenhum dos três ciclos a média
atingiu nem sequer a metade do
objetivo de longo prazo.
O Idesp firma-se -ao lado do
Ideb, do governo federal- como
ferramenta valiosa para avaliar
as instituições e planejar as políticas educacionais. Não deve ser
interpretado, evidentemente,
como solução. Limita-se a facilitar o diagnóstico do problema e o
acompanhamento de sua evolução no tempo.
Texto Anterior: Editoriais: Política travada Próximo Texto: Londres - Clóvis Rossi: Tudo ou nada Índice
|