São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Congresso
"A Petrobras tem seis diretores, a Vale tem sete, e o Senado Federal tem 136 diretores. É inacreditável!
O cinismo desta história é que todos os senadores parecem estar espantados com a descoberta. Nenhum deles sabia de nada. Eles preferem se passar por idiotas do que dizer que já sabiam da existência deste absurdo administrativo.
Quando pensamos não ser possível surgir um escândalo maior que o do momento, sempre aparece um outro além da nossa imaginação. O Senado Federal é uma gangrena no corpo da democracia brasileira."
WILSON GORDON PARKER (Nova Friburgo, RJ)

 

"Sobre nota publicada em Brasil (18/3), informo que, como procurador da Câmara, tenho à minha disposição carro que é utilizado tanto para deslocamento da moradia para o Legislativo como para reuniões, audiências e outros compromissos. Anteontem, ao terminar o expediente, passei para cumprimentar José Dirceu por seu aniversário antes de retornar para onde resido. O evento não tinha apenas caráter comemorativo, mas se constituía também em espaço de contatos profissionais. O motorista apenas me deixou no local do evento. Dispensei motorista e carro e deixei o local de "carona". Saliento que o decreto presidencial 6.403 diz que "os veículos de representação podem ser utilizados em todos os deslocamentos no território nacional". A Câmara disciplina o uso de transportes pelo Ato da Mesa 63, designando um "veículo de natureza especial" para o procurador."
SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO , deputado federal pelo PT-BA (Brasília, DF)

 

"Faz-se necessário o esclarecimento de informação publicada em 18/3 ("PF investiga se Dantas doou R$ 30,4 milhões "ao partido", Brasil) a respeito de doação de dinheiro para minha campanha de 2006 feita pelo senhor Dório Ferman, do Grupo Opportunity. Esclareço que a, meu pedido, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e homem com trânsito em todo o mercado financeiro, promoveu um almoço com um pequeno grupo do setor para angariar fundos para minha campanha. Ferman doou, como pessoa física, R$ 4.000, devidamente declarados à Justiça Eleitoral. Não o conhecia nem tornei a vê-lo. Quanto a Dantas, só o encontrei na CPI das Escutas Telefônicas, da qual sou membro titular e defensor do indiciamento do banqueiro."
RAUL JUNGMANN , deputado federal pelo PPS-PE (Brasília, DF)

 

"Lamento que só agora soube do projeto de Clodovil Hernandes para diminuir o número de deputados de 513 para 250. Espero que, onde quer que ele esteja, torça para sua aprovação, pois menos congressistas equivalem a menos celulares usados em turismo no exterior, menos verbas indenizatórias, menos apartamentos para irmãos, menos horas extras nas férias..."
IVETE B. DOLAN (São Paulo, SP)

Memorial
"O Memorial da América Latina é um dos importantes "locus" de excelência cultural de São Paulo. No seu 20º aniversário, cumprimentos ao seu presidente, Fernando Leça, e a gratidão de todos nós."
RUY ALTENFELDER (São Paulo, SP)

Enchentes
"A Prefeitura de São Paulo não só gasta mais em propaganda que no combate às enchentes (Cotidiano, 18/3) como também faz propaganda enganosa às custas do dinheiro do contribuinte. Quando o governo do Estado e a prefeitura vão assumir que são incompetentes para resolver o problema das enchentes?"
LIBERATO MAURO BARISON (São Paulo, SP)

Papa
"O senhor Joseph Ratzinger presta novamente um desserviço em sua primeira visita à África. Segundo ele, a camisinha não só não previne a Aids como ainda "aumenta o problema". Quantos milhões ainda precisarão morrer para que a igreja reveja essa posição nefasta?"
PETER DUARTE MAMEDE (Catanduva, SP)

 

"Em nenhum momento o papa nega a "eficácia" científica do preservativo para o combate à Aids. A mensagem cristã pregada pelo papa eleva e humaniza a sexualidade, resgatando a sua sacralidade, e mostra que o combate ao HIV não é eficaz quando se resume a aspectos científicos e econômicos. A igreja tem muito a contribuir com o combate a Aids educando as pessoas para uma correta e sadia vivência da sexualidade enquanto fonte de amor e de espiritualidade."
CLERISON PRUDENTE (São Paulo, SP)

Record
"Em reportagem editorial exibida pela Rede Record na manhã de ontem, uma longa série de meias verdades foi exposta na defesa da emissora contra uma suposta campanha da Folha contra ela. A emissora pinçou algumas informações da coluna "Outro Canal", de Daniel Castro, para rebater e, assim, julgar-se defendida perante seu público. Chegaram até ao absurdo da ilação entre a parceria que o Grupo Folha mantém no jornal "Valor" para "justificar" esta suposta série de ataques do jornal. Alegaram também "preconceito religioso", manobra diversionista para desviar a atenção para algo inexistente em contraposição a algo que realmente deve existir e deve ser escondido.
Quem acompanha a coluna pode perceber a isenção com a qual todas as emissoras são tratadas. Não por acaso a coluna é uma das mais dotadas de prestígio nos meios publicitários e entre os executivos de televisão. A Record, ao jogar seu público contra a Folha, repete a estratégia usada pela Iurd, que incentivava seus fiéis a processarem a Folha em função da reportagem da jornalista Elvira Lobato em 2007."
FERNANDO DE LIMA MILLER (São Paulo, SP)

 

"Há mais de 30 anos assino e leio a Folha, mas as recentes notas e a aparente manipulação de dados e informações contra a Rede Record em comparação com a Rede Globo têm me deixado extremamente preocupada. Informações que beneficiam a imagem da Globo -a mesma Globo que monopoliza e manipula horários de transmissões esportivas de grande audiência em detrimento dos interesses dos telespectadores, a mesma Globo que dentro das notícias omite informações por trás da maquiagem da Fátima Bernardes, a mesma Globo que se empenhou em eleger Fernando Collor de Mello! Acho que está na hora de ler outro jornal."
ROSANA ZEPPELINI NASCIMENTO (Rio Claro, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Roberto Teixeira da Costa: A nova regulamentação do setor financeiro

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.