São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 2009

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RUY CASTRO

A ilusão impressa

RIO DE JANEIRO - A Justiça britânica proibiu um anúncio de creme antirrugas com a modelo Twiggy. Nele, ela ostenta uma pele de louça, insinuando que, aos 60, agradece ao tal creme por isso. Só que Twiggy é muito popular na Inglaterra e suas fotos saem na imprensa. E, nestas, sem photoshop, ela revela seus pés-de-galinha, rugas, pregas, verrugas, olheiras e manchas.
O anúncio foi condenado por mentir -sem o retoque digital, Twiggy não é tão louçã- e por fazer com que as mulheres tenham uma "percepção negativa do envelhecimento". Bem, depende da mulher. Conheço várias que, aos 60, estão tranquilas em ser como são e não sofrem com inveja dos aviões que veem nas fotos. Sabem que nem tudo é real.
De 1969 até outro dia, fui colaborador, repórter ou editor das principais revistas masculinas: "Fairplay" (a pioneira), "Ele/Ela", "Status" e "Playboy". Era íntimo dos fotógrafos, diretores de arte e produtoras encarregados de tornar ainda mais perfeitas aquelas mulheres. Não existia photoshop e, com isso, exigiam-se certos truques.
Segundo eles, maquiava-se a mulher de cima abaixo para esconder imperfeições. Depois, afinava-se a luz para tornar um busto mais rijo ou disfarçar um bumbum achatado. Ao fotografar, escolhiam-se as poses que melhor realçassem as curvas e os volumes. E, depois disso tudo, ainda vinham os retoques à mão no fotolito, no que Carlos Grassetti, da "Playboy", era um mestre.
A mais difícil de corrigir foi uma mulher de fulminante, mas curtíssima fama no finzinho dos anos 80 -um foguete que todo o Brasil quis ver. E que, a rigor, não viu, porque a deusa -na vida real, um festival de estrias, celulite, escoriações, furúnculos, marcas de vacina, chupões, roxos e cicatrizes de apêndice, bala e navalhada- só existia na página impressa.


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