São Paulo, sábado, 20 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Crise no DF
"Parabéns ao fotógrafo Sérgio Lima pela foto do governador interino Paulo Octávio (Brasil, ontem). Reflete o que ele é: apenas um busto num pedestal."
CÉLIO PIRES DE ARAÚJO (São Paulo, SP)

Poluição
"Causa indignação o artigo do diretor de Abastecimento da Petrobras, engenheiro Paulo Roberto Costa ("Mitos sobre a poluição do ar", ontem). É pura tergiversação.
A população precisa saber a verdade sobre poluição devida à má qualidade do diesel distribuído pela Petrobras. A empresa não cumpriu a resolução do Conama sobre redução de teor de enxofre no diesel. O prazo para reduzir a concentração máxima de enxofre de 500 ppm para 50 ppm era janeiro de 2009. Enquanto isso, a população brasileira vai morrendo de câncer no pulmão.
O problema tem solução, já adotada em países desenvolvidos."
GABRIEL DE OLIVEIRA RIBEIRO , professor titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG (Belo Horizonte, MG)

Copa-2014
"Sobre a reportagem "Copa do Mundo no Brasil custa mais que o dobro da africana" (Esporte, 17/2) e o editorial "Torneio de despesas" (Opinião, 18/2), o Ministério do Esporte esclarece o que segue:
1) A insinuação de que falta transparência nas informações sobre os preparativos para a Copa é surpreendente. De maneira inédita foi fixada uma "matriz de responsabilidade", detalhando cada projeto de mobilidade urbana com informações sobre estádios, incluindo a instituição responsável pela obra, por seu orçamento e cronograma. Tudo foi publicado no "Diário Oficial da União" em 29/1-e no mesmo dia ficou disponível no site do ministério;
2) A Copa no Brasil não será igual à da África do Sul nem à de qualquer outro país. Devem-se considerar as particularidades do país, suas demandas, possibilidades e legados pretendidos. De todo modo, comparar gastos exige, no mínimo, igual detalhamento dos orçamentos, a partir dos mesmos conceitos;
3) A realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 foi um aprendizado. Dessa experiência resultou o documento, assinado em 13/1, pelos três níveis de governo, definindo responsabilidades de cada ente federativo. O governo federal, assim como os demais entes, tem total compromisso com a transparência dos orçamentos. Compromisso que parte do documento assinado por todos e foi objeto de um decreto presidencial;
4) A reportagem do dia 17 apresenta como a fundamentação da posição do ministro do Esporte um comentário que se restringiu a um minuto, quando o ministro saía de um carro e se dirigia a uma conferência. Após o evento, em entrevista coletiva, nada foi questionado sobre o tema."
MARIZETE MUNDIM , chefe da assessoria de comunicação social do Ministério do Esporte (Brasília, DF)

Resposta do repórter Rodrigo Mattos - A reportagem usou informações de fontes oficiais dos governos sul-africano e brasileiro. Dois ministros do governo brasileiro foram ouvidos sobre os orçamentos dos dois Mundiais.

Pelo menos
"Com todos os seus defeitos, o PT pelo menos tem vida partidária, faz congresso. E o Serra? Em que instância partidária terá o seu nome referendado?"
FABIANA TAMBELLINI (São Paulo, SP)

Remédios
"A Folha tem publicado cartas favoráveis e contrárias à propaganda médica nos consultórios. Quem vive de consultório sabe que o propagandista é fundamental para a prática da medicina.
Os médicos devem se atualizar, mas como saber os nomes dos produtos que estão nas farmácias? O fornecimento de amostras é fundamental para que selecionemos as marcas com melhor desempenho.
Acompanhar lançamentos por meio de anúncios em revistas médicas é impossível, pois as revistas mais importantes são estrangeiras.
Mas os propagandistas, assim como levam lançamentos, deveriam ter a obrigação de nos informar sobre os medicamentos retirados do mercado. É muito comum medicamentos recentemente lançados serem retirados da praça. E cada vez que os receitamos, os pacientes ficam desconfiados da nossa capacidade e atualização."
GERALDO SIFFERT JÚNIOR , médico (Rio de Janeiro, RJ)

Comida do bebê
"O suplemento Equilíbrio de 18/2 trouxe interessante reportagem sobre os hábitos alimentares dos bebês, em que são respondidas algumas questões.
Na quinta questão, o especialista Mauro Toporovski recomenda nunca adicionar sal à papinha, haja vista a adequada presença de sódio nos alimentos. Na questão 12, a nutricionista Tânia Rodrigues recomenda a adição de um fio de óleo à papinha já pronta, pois a queima do óleo em refogados produz uma substância irritante para a mucosa gástrica dos pequenos. Mas as três receitas apresentadas vão de encontro às recomendações. A primeira recomenda a adição de sal, e nas três há fritura de ingredientes.
A aparente incongruência me faz questionar: óleo quente e sal, pode ou não pode?"
ALEXANDRE MORITZ BRITEZ (Registro, SP)

Nota da Redação - Leia a seção "Erramos".

Folha, 89
"Sempre admirei o jornalismo praticado pela Folha e sua notável linha de defesa da liberdade, da democracia e do bem comum. Neste instante, lembro-me da figura inesquecível de Octavio Frias de Oliveira, meu amigo e companheiro de ideais comuns, em mais de 35 anos de fraternal convivência."
EDEVALDO ALVES DA SILVA , presidente do Complexo Educacional FMU (São Paulo, SP)

 

"Completar 89 anos de fundação, num momento em que a sociedade brasileira debate o princípio democrático da informação, da consolidação das instituições e do fortalecimento da cidadania, deve ser considerado um marco para o país."
ORESTES QUÉRCIA , ex-governador de São Paulo (São Paulo, SP)

 

"Quando muitos se assanham contra a liberdade de imprensa, é sempre motivo de satisfação saudarmos a imprensa livre. Parabenizo a Folha pelos seus 89 anos de existência."
ROBERTO FREIRE , presidente nacional do PPS (Brasília, DF)

 

"Cumprimento a Folha pelos seus 89 anos de vida. Em sua trajetória de sucesso, sagrou-se como um dos baluartes da democracia brasileira, sempre abrindo espaço para opiniões diversas, polêmicas e divergentes."
FLORIANO PESARO , vereador pelos PSDB (São Paulo, SP)

 

"Em nome do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, cumprimento a Folha, e todos os que dela fazem parte, pelos seus 89 anos, ao longo dos quais tem levado ao leitor a informação com ética, seriedade e respeito."
GIZELLE TONIN DE ALMEIDA , Superintendência de Relações Institucionais da LBV (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Sérgio Mena Barreto: Medicamento nunca foi bem de consumo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.