São Paulo, sábado, 20 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Fim da primeira etapa

BRASÍLIA - Termina na semana que vem a primeira etapa do processo eleitoral. Todos os partidos saberão quem terá candidato a presidente. As alianças estarão engatilhadas nos Estados. Em junho, vem a formalização e o início do jogo para valer -embora ainda sem grande temperatura, por causa da Copa do Mundo de futebol na Alemanha.
Com o primeiro tempo concluído, começa a ficar mais claro o cenário de outubro. Mas ainda é cedo para conclusões peremptórias.
Tome-se o caso de Lula. Em novembro, o petista era dado como derrotado. Hoje, é favorito.
O que parece caminhar para uma mudança irreversível é a natureza do debate a ser instalado. Mesmo antes do flagelo criminal em São Paulo, o PT já tinha optado por três assuntos principais: educação, economia e segurança. Dificilmente os outros partidos ficarão fora desse trinômio.
Será uma grande vitória para o país se houver a consolidação desse tipo de discussão entre os políticos. Basta lembrar o que se falou nas quatro eleições diretas pós-ditadura militar. Em 1989, o Brasil ainda discutia se comunistas comiam criancinhas. Em 1994, os eleitores votaram para acabar com a inflação. Em 1998, o medo do caos reelegeu FHC (e o caos veio assim mesmo). Em 2002, a tal história da esperança, uma baboseira que só cola uma vez.
Agora, talvez pela primeira vez na história recente, verdadeiros assuntos relevantes podem tomar conta da eleição. Uma coisa é o candidato prometer esquisitices como 10 milhões de empregos ou três pratos de comida por dia. Outra bem diferente é falar sobre como propõe melhorar o sistema público de educação. Ou o que fazer para ter prisões nas quais os celulares não entrem. Parece incrível, mas o processo tende a ser o de menor baixo nível em décadas.

@ - frodriguesbsb@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O grito e o sono
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Rosa e Machado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.