São Paulo, sábado, 20 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

Brasil em oração

De 9 a 17 de maio deste ano, estiveram reunidos em Itaici (SP) os membros da CNBB para a sua 44ª Assembléia Geral, com especial atenção à Evangelização da Juventude.
Foi elaborado um projeto abrangente, insistindo na atuação dos próprios jovens. São eles chamados por Cristo a ser discípulos e missionários, promovendo a dignidade da pessoa, a formação das comunidades vivas, sendo fermento, sal e luz na família, na Igreja e na sociedade. É preciso cooperar com os jovens na busca do sentido da vida, da liberdade e do verdadeiro amor. O texto final destina-se ao estudo e ao enriquecimento por parte dos jovens.
A CNBB entra agora em fase de preparação da importante 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, convocada para o período de 13 a 31 de maio de 2007, que terá a presença do Papa Bento 16 na sua abertura, em Aparecida (SP). Serão 250 participantes de vários países. O Brasil, além de quatro membros em razão do ofício, comparece com 22 membros, eleitos nesses dias em Itaici.
A 44ª Assembléia Geral permitiu a análise dos principais temas de evangelização a cargo das comissões pastorais, que estão à disposição no site da CNBB (www.cnbb.org.br). Os bispos enviaram "Mensagem às Jovens e aos Jovens do Brasil" e uma "Declaração sobre o Momento Eleitoral", insistindo no dever de fortalecer as exigências éticas e de trabalhar por uma ordem justa e na responsabilidade do voto-cidadão. É preciso alentar a esperança de nosso povo, decepcionado diante de escândalos divulgados. O apelo lançado às comunidades é para que intensifiquem a oração pelo Brasil nestes dias.
Está se celebrando em Florianópolis, de 18 a 21 de maio, o 15º Congresso Eucarístico Nacional. Para essa cidade, transformada nestes dias em capital da fé eucarística, convergem milhares de peregrinos de todo o Brasil na certeza de que "Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida". A Eucaristia é a prova maior de seu amor e a grande lição para as comunidades católicas, que acompanham estes dias em oração, chamadas a viver o compromisso do amor na Justiça, na partilha e na reconciliação fraterna.
É indispensável elevar a Deus nossas preces confiantes pelo Brasil nesse momento em que fomos surpreendidos por terríveis atos de violência que causam profundo pesar. A CNBB exorta à solidariedade com as vítimas e recorda o dever de assumir a punição dos responsáveis, a promoção da justiça social e a reforma urgente do sistema prisional, incluindo a administração adequada e rápida do Judiciário.
Roguemos também a Deus para que mude o coração dos que insistem em recorrer ao desatino da violência e afaste a tentação da vingança.
Que Nossa Senhora Aparecida ampare o nosso povo.
É tempo de oração pelo Brasil.


Dom Luciano Mendes de Almeida escreve aos sábados nesta coluna.
@ - almendescuria@yahoo.com.br


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Rosa e Machado
Próximo Texto: Frases

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.