São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Julgamento do mensalão
"Dos dez ministros do STF que levarão a quadrilha do mensalão a julgamento, seis foram nomeados por Lula e quatro não vêem provas suficientes para condenação. Alguém precisa ter bola de cristal para adivinhar no que isso vai dar?"
KATY MARY B. DE FARIAS (Curitiba, PR)
 

"Espero que o STF decida pelo julgamento da chamada "quadrilha" do mensalão ("STF decide se 'quadrilha" do mensalão vai a julgamento", Brasil, 19/8). Como petista, espero que os participantes da "quadrilha", se culpados, paguem pelo que fizeram, não só por praticarem atos ilegais mas também por terem colocado em xeque toda a filosofia ética pregada pelo PT desde sua fundação. Porém, que o julgamento não seja usado como mote a impedir que o governo federal continue o bom trabalho que tem feito."
BENJAMIN EURICO MALUCELLI (São Paulo, SP)
 

"Li nesta Folha que o STF vai avaliar se abre ação penal para processar os mensaleiros. Por favor, senhores ministros do STF, votem não. Por quê? Não agüento mais, "cansei" das pizzas. De que adiantaria gastar os seus preciosos tempos (e dinheiro da nação também) para, ao final, embora os processos tenham toneladas e mais toneladas de provas, absolvê-los por insuficiência de provas? O Brasil precisa de coisas sérias. Não gastemos tempo e dinheiro com coisas que não vão levar a nada. Aliás, vão levar sim. Afinal, foram absolvidos por um Congresso corrupto e, por fim, o serão por uma Justiça (Justiça?) ineficiente e isso só faria fortalecer aqueles que deveriam ser banidos da vida pública. Fosse um coitado flagrado furtando um CD pirata de uma banca ilegal para ver só..."
EDNEY GARDIM (Cerqueira César, SP)

Renascer
"A prisão dos intitulados bispa e apóstolo da Igreja Renascer me levam a duas inusitadas conclusões: a famigerada "dança do siri" dá azar e a negativa do presidente da OAB-SP, advogado defensor dos dito cujos: ou é amigo d'urso ou cansou de defender os espertalhões..."
ROBERTO ANTONIO CÊRA (Piracicaba, SP)

Cansei
"Na verdade, esse movimento "Cansei" tem um único objetivo: tentar derrubar Lula. É uma continuação do que estavam fazendo antes das eleições. Na sexta-feira, na praça da Sé, o palco estava cheio de famosos e seus seguranças, em vez de estarem os parentes das vítimas da TAM. Essa classe média só quer exclusividade, qualquer forma de inclusão a irrita."
MARIA JOSÉ SPEGLICH (Campinas, SP)

 

"Muito bonitas as fotos do pessoal do "Cansei" na praça da Sé. Interessante que não dá para notar sinais de cansaço no semblante de nenhum deles. Muito diferente do pessoal que chega à minha cidade depois de uma jornada de oito horas de labuta no corte de cana, e sem direito a cansaço. Mesmo assim, não reclamam, já que garantiram a bóia do dia seguinte e o álcool para milhões de carros flex, que eles não podem ter, é claro. Em defesa desses verdadeiros brasileiros, não se organizam passeatas. Reconheço que é muito pouco, mas, pelo menos, podem contar com a gratidão e o respeito de muitos milhões de brasileiros, como eu."
ADALBERTO ALOISIO GONÇALVES (Potirendaba, SP)
 

"Não posso deixar de manifestar minha posição sobre a manifestação do "Cansei". Em nenhum momento me senti ofendida ou enganada pelo movimento pelo fato de haver tantas pessoas "aprumadas", com cabelo arrumado, maquiagem bem feita, usando grife... Se eu pudesse faria o mesmo, o motivo merece o melhor de mim! Qualquer pessoa de bom senso está cansada de ser enganada pelo mensalão, pelas pizzas, pelo desvio do foco (é melhor se ater aos problemas dos aeroportos do que aos da saúde pública?)... Estou cansada de ter a certeza de que o povo não é fundamental para o governo, a não ser pelo fato de que vota! Caro sr. presidente, se você puder me ouvir, nos dê a recompensa de ter, no mínimo, saúde, educação digna, trabalho, segurança e um governo honesto. Todo o resto se resolve."
ANDREA MIANO ARCARO (Americana, SP)

Crônica
"A crônica "Exercício de adivinhação", de Ferreira Gullar (Ilustrada, 19/8), é no mínimo descabida. A personalidade populista do presidente Lula é evidente, e é evidente também o descontentamento das classes abastadas com seu governo. Contudo supor que o presidente tramaria um golpe de Estado para manter-se no poder é de uma insensatez sem tamanho, considerando os aparatos sólidos que legitimam a democracia burguesa. A bola de cristal de Ferreira Gullar deve estar empoeirada."
BRUNO OLIVEIRA DE ANDRADE (Mauá, SP)

Crises e prioridades
"Impressionante: capitalistas entram em pânico com crise na economia. Mas viram as costas para a crise do clima. O bolso importa mais que a vida."
ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

Veículos e acessórios
"A Folha mostrou a utilidade da direção hidráulica para a saúde de um motorista (Veículos, 19/8). Ar-condicionado, em nosso país, pode ser considerado item de segurança nos carros. Por conta da violência nas ruas, deixou de ser um opcional para o conforto. Sabemos todos que a segurança efetiva dos passageiros depende de airbag e freios ABS. Mas tudo isso é opcional -e muito oneroso- em nossos carros. Enquanto isso, lobbies poderosos garantem na legislação a obrigatoriedade de rastreadores serem instalados nos carros aqui produzidos a partir de 2009. O que isso garante? Lucros para as empresas que fabricam os rastreadores e segurança para as seguradoras. Os motoristas e usuários de carros que se danem. Paguem e não chiem, parece ser a lógica, desde o famoso estojo de primeiros socorros que só socorreu seus fabricantes e revendedores. Sustentar a indústria que faz bem o seu lobby é uma obrigação para o consumidor brasileiro. Sua segurança é um mero acessório."
SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

Vidente
"Atendendo a um pedido de Jucelino Nóbrega da Luz, de quem sou advogado, presto em nome dele os seguintes esclarecimentos a respeito de uma reportagem publicada no dia 10/8 sobre as suas previsões e onde foi posta em dúvida a veracidade de suas correspondências: 1) Os peritos merecem o maior respeito por parte de Jucelino Nóbrega da Luz, no entanto, estão equivocados no que diz respeito a argüir falsidade nas cartas por ele escritas; 2) Realmente Jucelino Nóbrega da Luz previu a vitória do Geraldo Alckmin, e falhou. No entanto, jamais afirmou que tenha havido fraude nas eleições; 3) Uma série infindável de previsões dele, Jucelino Nóbrega da Luz, já aconteceram."
CARLOS ALBERTO FERREIRA (São Paulo, SP)

Diversidade
"Oxalá os parceiros do ministro Marco Aurélio Mello, no Supremo Tribunal Federal, nossos políticos na Câmara e no Senado tenham tido a oportunidade de ler seu brilhante artigo "A igualdade é colorida" ("Tendências/Debates", 19/8). Mais uma vez o ministro Marco Aurélio revela seus humanismo e sensibilidade, mostrando que seu cargo não o distanciou da sociedade brasileira. Parabéns a ele e a todos(as) os brasileiros(as)! É um privilégio podermos contar com pessoa dessa envergadura entre nós."
THOMAZ RAFAEL GOLLOP, médico, livre docente pela Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Loteria
"Recebi 3% de aumento na minha aposentadoria e fui agraciado com 10% de aumento no meu plano de saúde. E criam uma tal de "Telemania" para socorrer alguns cartolas corruptos que desviam valores de seus times de futebol. Pasme, vão receber R$ 500 milhões por ano. Tenho, então, uma sugestão: criem uma loteria para nós, aposentados, assim não quebramos o INSS. Nome da loteria: desesperados. Como ganhar: acerte quantos vão morrer neste ano, por descaso."
MOZARTINO DE LUNA (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Maria Helena Guimarães de Castro: Nova agenda da educação de São Paulo

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.