São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA SOB AMEAÇA

É reconfortante saber que o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, defende que o país autorize pesquisas com células-tronco embrionárias, a chamada clonagem terapêutica. A matéria será disciplinada pela Lei de Biossegurança, que tramita no Senado. Na versão do projeto que saiu da Câmara, por força dos lobbies evangélico e católico, esse tipo de investigação foi, para efeitos práticos, proibido.
A clonagem terapêutica é uma das principais promessas da ciência para o tratamento de doenças como diabetes e mal de Parkinson, além de trazer a perspectiva de que, um dia, laboratórios possam desenvolver órgãos para transplantes.
O princípio geral é o de que células-tronco embrionárias conservam a capacidade de converter-se em qualquer tipo de tecido, de pele a ossos. A objeção religiosa é que, para obter as células-tronco, é necessário destruir embriões quando estão na fase de blastocistos, um emaranhado de cerca de uma centena de células.
Já existem milhares de embriões nessas condições em clínicas de fertilidade. Eles serão destruídos de qualquer forma, pois são sobras de processos de fertilização "in vitro" ou não apresentam qualidade para dar lugar a uma gravidez.
A clonagem terapêutica, é certo, desempenhará um papel central na investigação médica nos próximos anos. Privar os cientistas brasileiros de participar de um dos principais veios da pesquisa é condená-los ao atraso. Quem faz objeções morais à destruição de embriões que nunca terão a chance de gerar uma vida está absolutamente livre para jamais utilizar-se das terapias que a clonagem terapêutica possa produzir.
Infelizmente, há razões para temer que o bom senso demonstrado pelo ministro Eduardo Campos não seja uma unanimidade no governo, que quer a lei de Biossegurança aprovada a toque de caixa para liberar o plantio da soja transgênica e, ao que parece, prefere não se indispor com as bancadas evangélica e católica.


Texto Anterior: Editoriais: META DIFÍCIL
Próximo Texto: Editoriais: TRABALHO FORÇADO

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.