São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Síntese
"A coluna assinada por Marcelo Beraba ("A mulher, o PM e o traficante", Opinião, pág. A2, 20/12) é a melhor síntese dos oito anos de governo FHC. Vale por todos os balanços que estão sendo publicados. Resume, de forma precisa, o desmonte do Estado brasileiro. Parabéns!"
Laurindo Lalo Leal Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP (São Paulo, SP)

BC
"Louvável e admirável a atitude de coerência da senadora Heloísa Helena em relação à sabatina para a aprovação do novo presidente do Banco Central. É um exemplo a ser seguido. Eu só lamento não morar em Alagoas para poder votar nela em todas as eleições."
Zeev Calmanovici (São Paulo, SP)

Cultura
"A meu ver, quem demonstra um restrito conceito de cultura é a senhora Elza Maria Naclério Homem Baider ("Painel do Leitor", 20/12) ao menosprezar a figura do novo ministro da Cultura e ao afirmar ser mais importante a jornada de trabalho do que a competência e a consciência que realmente são necessárias para tal atividade. Conforme demonstra a sua trajetória, o novo ministro sempre atuou conscientemente em defesa da cultura nacional."
Jair F. Machado Filho (Tietê, SP)

Bíblia
"O senhor Sérgio Loubo de Moura critica ("Painel do Leitor", 19/12), sem conhecimento de causa, as afirmativas corretas do senhor Teixeira Coelho publicadas no Mais! em 15/12, que aconselhava o leitor a não ler a Bíblia. O senhor Moura lembra o mandamento de "amar ao próximo como a si mesmo". Será que ele leu o "Livro 1", Samuel, cap. 27, v. 8 a 12 (as incursões predatórias de Davi)?. Será que leu Josué, cap. 8, v. 1 a 29 (a tomada de Hai)? Leu Josué, cap.10, v. 8 a 43 (Liga contra Gabaon)? Vou parar por aqui."
Roberto Capecci (Avaré, SP)

Espírito Santo
"Começa a aparecer a ponta do iceberg da máfia no Espírito Santo. Em operação competente, a Missão Especial de Combate ao Crime Organizado no Estado prendeu recentemente o primeiro de um grupo de poderosos: o empresário Carlos Guilherme Lima, acusado de desvio de recursos federais, de desvio e de lavagem de dinheiro, de fraude em licitação pública e de formação de quadrilha. Há anos o povo capixaba aguarda o desbaratamento de quadrilhas que se aproveitam do erário, do tráfico de influência e de tantas outras bandalheiras no Estado. Não é raro ouvir comentários sobre o envolvimento até de autoridades em crimes dos mais sujos -de propinas para facilitar processos judiciais a assassinatos. Esperamos que todo o "iceberg venha à tona" e que os mandantes de execuções de prefeitos, jornalistas e outras vítimas sejam revelados."
Claudio Carlos de Souza (São Paulo, SP)

Esso
"Cumprimento as jornalistas Fátima Fernandes e Cláudia Rolli pela conquista do Prêmio Esso de Jornalismo 2002 na categoria "Informação Econômica". As reportagens que deram origem ao prêmio desnudaram o esquema fraudulento no funcionamento das Comissões de Conciliação Prévia. A Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em audiência pública realizada na OAB-SP, chegou a conclusões semelhantes a partir de depoimentos de advogados, de sindicalistas e de trabalhadores lesados por essa forma ilegal de quitação dos direitos trabalhistas."
Nivaldo Santana, deputado estadual e presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Segurança
"O Estado deve garantir a segurança individual e coletiva, essa é uma de suas tarefas essenciais. A burocracia do direito, além de outros fatores, tem sido responsável pela violência e tensão na sociedade. Ignorar os fatos não os altera. Até o presente momento, a discussão sobre os problemas da segurança pública tem levado o selo do artificial. Assistimos todos os dias ao surgimento de idéias distantes da realidade brasileira -como diz o povo, "na prática, a teoria é diferente". A violência e a insegurança devem ser combatidas de imediato com o aprimoramento das instituições policiais e judiciais. Com a escolha de Márcio Thomaz Bastos para ministro da Justiça, esperamos contar com ação firme e forte, pois o advogado exerceu a presidência da OAB com responsabilidade e competência e foi muito atuante na elaboração da Constituição cidadã de 1988."
Edilberto Ferrarini (São Paulo, SP)

Integridade
"De acordo com o que disse o deputado Walter Feldman, o chamado "auxílio-moradia" seria uma forma encontrada para que os deputados (lembrem-se, eleitos por nós, povo sem casa própria) mantivessem a sua integridade, não cedendo a propostas indecorosas -que sabemos que acontecem-, e pudessem dedicar-se exclusivamente àquilo a que se propõem. Nós, simples professores, precisamos ter de duas a três jornadas para podermos manter a família e pagar o aluguel. Mesmo assim não deixamos de seguir nossos valores, que, acreditamos, não precisam ser pagos para fazer parte de nossas vidas. Estou indignada."
Ana Luiza Bacchereti Sodero de Toledo, professora da rede municipal de ensino e da Apae de São Paulo (São Paulo, SP)

Euclides
"Recebi aqui em Nova Friburgo, enviada por mão amiga, a página F8 (Turismo) da edição de 14/10 da Folha, com a reportagem sobre Euclides da Cunha. Escrevo para encarecer a gentileza de uma correção: fui citado como tendo informado que Euclides entregara a Anna um bilhete ao sair da casa do major Sólon. Jamais disse isso, simplesmente porque não acredito na veracidade dessa atitude, idealizada não sei por qual escritor com o intuito de exaltar poeticamente o grande brasileiro -mito de que ele não precisa, evidentemente. Mais: a calúnia contra o casal Cunha, constante do livro citado na reportagem, já foi documentalmente destruída pela família do autor de "Os Sertões"."
Joel Bicalho Tostes (Nova Friburgo, RJ)

Boas-festas

A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: dona Marly e senador José Sarney; Ben J.A. van Schaik, diretor-presidente da DaimlerChrysler do Brasil Ltda. (São Bernardo do Campo, SP); Fabio de Salles Meirelles, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP (São Paulo, SP); Arlindo Moura, presidente da Apeop -Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (São Paulo, SP); João Leonardo Mele, coronel do Comando de Policiamento Ambiental (São Paulo, SP); Mauricio de Sousa, Mauricio de Sousa Produções (São Paulo, SP); Tetsuo Watanabe, presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (São Paulo, SP).


Texto Anterior: Joaquim Falcão: As elites e os contratos

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.