São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Maiúsculas e minúsculas

RIO DE JANEIRO - Nos anos 70, um jornal carioca contratou sofisticada equipe de revisores para dar correção, transparência e uniformidade aos textos de seus redatores, repórteres e colunistas. Entre as regras trazidas pela equipe, figurava a cristalina evidência de que o alfabeto então em vigor havia cassado o "y", o "k" e o "w".
Cassar, por sinal, era mania da época. Nas poucas vezes em que era citado, meu nome passou a ser Coni. Quando saiu um dos volumes das memórias de JK, o nome do ex-presidente passou a ser JC -sigla que habitualmente indica Jesus Cristo.
Kubitschek era pouco citado, por motivos políticos, mas quando o era, transformou-se em Cubitscheque. A regra da revisão era: "Qualquer um escreve o próprio nome como quiser. Mas a redação só tem compromisso com as regras oficiais da ortografia". Ok. Quer dizer: óquei.
Escrevi uma crônica em que falava na "Soberana Graça do Santo Sepulcro", título de ridícula ordem nobiliárquica que não sei se ainda existe. As maiúsculas foram para a cucuia, incluindo as do Santo Sepulcro, que até os judeus, que estão em outra, chamam de Santo Sepulcro, com maiúsculas. Mais ou menos como Pão de Açúcar, que em inglês é Sugar Loaf, sempre com maiúsculas.
A correção de textos devia ter sido estendida à reprodução de quadros. Com um computador de última geração, pode-se corrigir aquele caos de "Guernica", com cavalo e mulher aos pedaços, bem como toda a obra de Brake, Picasso e Dali.
Virtualmente -e virtuosamente-, poder-se-ia corrigir imagens e fotos para maior unidade, transparência e compreensão por parte dos leitores. Chegaram a ameaçar as maiúsculas do Pão de Açúcar. Ficaríamos reduzidos ao pão de açúcar, que, como todos sabem, é um pão feito com açúcar muito apreciado no Rio de Janeiro.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: E agora, José?
Próximo Texto: Emílio Odebrecht: Onde foi que erramos?

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.