São Paulo, quarta, 23 de setembro de 1998

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O BRASIL E O FMI

Os sinais de que estaria em curso um entendimento entre o Brasil e o Fundo Monetário Internacional (FMI) despertaram reações de alívio, mas também de preocupação.
O FMI passou por um significativo desgaste desde que eclodiu a crise asiática. Da falta de recursos para enfrentar uma crise tão ampla ao desastre de suas receitas de ajuste, passando pelo desgaste da instituição no Congresso dos EUA, há razões de sobra para suspeitar do valor e da eficácia de sua ajuda. Para o Brasil ela parece, no entanto, inevitável.
O colapso da economia russa é exemplar. O FMI ofereceu cerca de US$ 22 bilhões ao governo russo, mas isso não evitou a moratória. Mais grave, porém, é a revelação de que os recursos afinal desembolsados simplesmente sumiram.
O chanceler da Alemanha, Helmut Kohl, chegou a afirmar que "não se justifica" mandar mais dinheiro para a Rússia, diante da revelação feita pelo auditor-chefe russo, Veniamin Sokolov, de que boa parte da ajuda do FMI ao país foi perdida. Segundo o auditor, bilhões foram perdidos por incompetência e corrupção.
Embora essa revelação torne ainda mais dramática a situação da Rússia, ela não é menos constrangedora no que se refere às condições em que atua o próprio Fundo.
Afinal, é no mínimo preocupante descobrir uma total ausência de capacidade de monitoramento daquela que, em tese, deveria ser a mais bem instrumentada instituição multilateral de financiamento.
Para o Brasil, as perspectivas tornam-se portanto ainda mais delicadas. A inépcia do FMI resulta principalmente, entre governos, credores e técnicos do próprio Fundo, em cautela e exigências ainda mais rigorosas antes da concessão de créditos.
A pergunta crucial é: quais as garantias que o governo brasileiro pode oferecer, hoje, quanto à inexistência de "ralos" nas contas do país?
Sem garantias de controle fiscal e de ajuste no comércio exterior, o apoio do FMI poderá não apenas tardar, mas se revestir de exigências ainda mais draconianas.



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