São Paulo, sábado, 24 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALVOROÇO NO NINHO

Tasso Jereissati há muito não é apenas um ator político "neutro" nas eleições presidenciais. Depois que perdeu a batalha política no PSDB pela indicação de seu nome à Presidência da República, o que dele esperava o núcleo da campanha de José Serra não era uma atitude de engajamento em prol do senador paulista. Mas o que talvez tenha surpreendido, além da oficialização da dissidência do ex-governador do Ceará, é Tasso ter assumido, nos bastidores, papel decisivo na campanha de Ciro Gomes.
Tasso Jereissati, assim como o ex-presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães, atua na tessitura de uma rede de apoios ao presidenciável da Frente Trabalhista entre figuras de um certo "establishment" empresarial e acadêmico. A adesão do economista ultraliberal radicado no exterior José Alexandre Scheinkman, por exemplo, foi mediada, ao que tudo indica, por Tasso Jereissati. Essa remodelagem algo apressada da imagem de Ciro Gomes é coerente com o apoio que a sua candidatura vem recebendo de setores recentemente desgarrados do governismo, notadamente do PFL.
Se a fidelidade partidária fosse um valor de fato na política brasileira, a atitude de Jereissati teria sido imediatamente punida pelo PSDB. Mas os partidos no Brasil, em regra, não refletem divergências sociais e/ou regionais inconciliáveis, daí a facilidade com que se troca de legenda.
Nesse caso concreto, não parece haver interesse, por parte de caciques tucanos, de "queimar as pontes" com Tasso Jereissati.
Tasso, afinal, pode representar um caminho de retorno ao ninho tucano de um setor conservador da elite social e política nacionais, no caso de uma vitória de José Serra. E pode, igualmente, representar um caminho de ida para políticos tucanos, no caso de uma vitória de Ciro Gomes.


Texto Anterior: Editoriais: MEGAERROS
Próximo Texto: Editoriais: JUSTIFICATIVA VOLÁTIL

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.