São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

TRANSIÇÃO EXEMPLAR

Está praticamente tudo preparado para que a transição do governo Fernando Henrique Cardoso para o de seu sucessor seja a mais organizada, correta e eficaz possível.
Os mais céticos poderiam até dizer que não há, nesse fato, mérito nenhum. Na democracia, é da obrigação do governo entregar a máquina administrativa ao sucessor de forma consequente.
Ocorre, primeiro, que no Brasil tem sido raro que um presidente democraticamente eleito consiga transmitir a faixa presidencial a outro mandatário também ungido pelas urnas. E, quando prevalece a normalidade institucional, não raro a passagem é tumultuada pela má vontade de uma das partes.
Por isso, cabe elogiar a maneira pela qual Fernando Henrique Cardoso está organizando a troca de equipes no comando do país. Vale lembrar que as providências já dispostas pelo presidente serão exatamente as mesmas tanto para o caso de vitória de seu candidato, José Serra, como se o vencedor for Luiz Inácio Lula da Silva, hipótese bem mais provável.
Não se trata apenas de civilidade no ritual político. As providências já adotadas e as que serão implementadas tão logo o resultado eleitoral se defina indicam que se pretende dar o máximo de eficácia ao período em que coexistirão, na prática, duas equipes de governo.
A elaboração de uma "agenda dos cem dias", com os assuntos que devem ser tratados pelo próximo governo nos seus primeiros três meses de gestão, é uma maneira de desfazer a caixa-preta (recheada de surpresas desagradáveis) recebida pelos vitoriosos em ocasiões anteriores.
Em paralelo, o Itamaraty também elaborou um alentado dossiê sobre as negociações comerciais em andamento, assunto de vital importância e de alta complexidade.
São, todos, sinais de maturidade institucional do país, para a qual a contribuição de Fernando Henrique Cardoso tem sido exemplar.


Próximo Texto: Editoriais: A VOLTA DA CENSURA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.