São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERIGO ASIÁTICO

A chamada gripe do frango vai se espalhando pela Ásia em ritmo preocupante. O Paquistão é o nono país a ser incluído entre os que já registraram casos da moléstia em aves. Dois deles já tiveram também pessoas atingidas: Vietnã e Tailândia. A persistir o atual padrão, outros países deverão em breve contabilizar baixas humanas.
O presente surto de gripe aviária é causado por uma cepa do vírus Influenza-A, conhecida como H5N1. Em condições normais, o H5N1 só raramente afeta pessoas. Há menos de duas dezenas de casos humanos para dezenas de milhões de frangos mortos. As vítimas, até onde se sabe, estiveram todas em contato muito próximo com animais doentes.
O grande perigo da gripe avícola é que ela está atingindo pessoas justamente na temporada de gripe humana no hemisfério Norte. Com isso, aumentam as chances de duas cepas do vírus da influenza -uma humana e outra avícola- trocarem material genético, ocasionando uma mutação que torne a moléstia transmissível de pessoa para pessoa. Seres humanos não teriam nenhuma resistência natural contra esse temível novo subtipo do vírus da gripe.
Acredita-se que as últimas pandemias de gripe, entre as quais se destaca a gripe espanhola de 1918-19, que matou entre 20 e 40 milhões de pessoas, surgiram justamente ao romper-se a barreira das espécies, isto é, através de vírus avícolas mutantes que adquiriram capacidade de atingir e espalhar-se entre humanos. Há anos epidemiologistas alertam para a iminência de nova pandemia.
A gripe por H5N1 ocorre logo depois da Sars (síndrome respiratória aguda grave). É a segunda moléstia de origem animal a emergir na Ásia num intervalo de apenas um ano. Não há duvida de que esse fenômeno é favorecido pelas grandes concentrações de seres humanos vivendo em promiscuidade com animais. Se normas de biossegurança mais rígidas não forem adotadas, podemos esperar mais doenças emergentes.


Texto Anterior: Editoriais: BRASIL E ÍNDIA
Próximo Texto: Davos - Clóvis Rossi: Soros para presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.