UOL




São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A GUERRA DO ÓLEO

O petróleo é possivelmente uma das causas da guerra de Bush contra o Iraque, mas não da forma que muitos acreditam.
Os EUA deverão gastar no conflito bem mais do que poderiam obter com o petróleo num prazo não muito dilatado. O presidente Bush acaba de pedir ao Congresso a aprovação de verbas de US$ 75 bilhões para arcar com os custos da guerra. Nessa conta não entram os recentes aumentos de recursos para os militares. O petróleo iraquiano rende US$ 15 bilhões ao ano. No mais, Washington teria dificuldades políticas para simplesmente apossar-se do óleo. De algum modo, os rendimentos petrolíferos terão de ser reinvestidos no próprio Iraque, como Bush já anunciou várias vezes que faria.
Ninguém, contudo, deve acreditar que Bush está mesmo fazendo uma boa ação no Iraque. Guerras por vezes são uma forma não-ilegal de transformar gastos públicos em rendimentos privados. Empreiteiras e outros grupos que participarem da reconstrução do Iraque terão a oportunidade de fazer bons negócios.
A reconstrução do país, que também promete ser polêmica, deverá dividir as potências ocidentais, que já começam a movimentar-se em busca de seu quinhão no butim. França e Rússia, que deverão perder contratos que mantinham com Saddam Hussein, já falam que a administração do Iraque após o conflito terá de passar pelo crivo da ONU. Os EUA e os países que os apoiaram na guerra vão tentar garantir a melhor fatia dos negócios para suas próprias empresas.
Apesar desses importantes aspectos mercantis, existem outros elementos que precisam ser considerados para compreender o presente conflito. O dinheiro explica muita coisa, mas não tudo. É impossível deixar de lado as questões ideológicas e de geopolítica que parecem mover o presidente George W. Bush. De algum modo e por uma lógica difícil de acompanhar, ele parece mesmo acreditar que está fazendo o que é melhor para seu país.


Texto Anterior: Editoriais: MORAL BAIXO
Próximo Texto: Editoriais: DEFESA SANITÁRIA

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.