São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Clima de "já ganhou"

BRASÍLIA - A eleição acabou antes do tempo. Aliás, bem antes do tempo, porque ainda falta um mês até a urna, o voto, o resultado.
No Planalto, os lulistas estão convencidos da vitória em primeiro turno. Lula já faz discurso de eleito, anuncia o plano de governo para o segundo mandato e convoca a oposição para um pacto nacional.
Comete, inclusive, alguns erros graves. O maior deles é simplesmente ignorar a crise ética que marca o seu governo e deixa cicatrizes profundas no seu partido, que só tem chances de eleger três governadores em Estados periféricos e pode ver sua bancada na Câmara despencar de 91 deputados em 2003 para 50 em 2007.
Outros erros:
1 - Lula discursa como candidato dentro do Palácio do Planalto, mas, pela lei, ato de campanha tem de ser fora dos prédios públicos e do horário de trabalho;
2 - Lula promete planos e metas que não cumpriu neste primeiro mandato, como crescimento econômico não vexatório, menos gastos públicos e redução de impostos.
E não fala em meta de empregos;
3 - Lula prega com a maior cara-de-pau um pacto com os adversários quando ele e o PT se recusaram sistematicamente a participar de pactos com todos os presidentes desde a redemocratização, até mesmo com José Sarney -que era a saída da ditadura e que agora apóia o governo e a reeleição- e com Itamar Franco -que era a transição possível depois da crise do impeachment de Collor. O PT ficou fora.
Mas, do outro lado, dos tucanos, a eleição também parece acabar antes do tempo. O presidente do PSDB voa para um lado, o do PFL voa para outro, os candidatos nos Estados salvam a própria pele, e Geraldo Alckmin está numa solidão de dar dó.
Lula acha que já ganhou a eleição antes da hora. E seus adversários são os primeiros a concordar.


@ - elianec@uol.com.br

Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O ídolo de si mesmo
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Plínio Fraga: Óbvio ululante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.