São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Momento de verdade

RIO DE JANEIRO - Problema inaugural para o novo governo: a equipe de transição, apesar da cordialidade reinante entre os que chegam e os que saem, terá de optar entre a tática e a verdade. Como ficou público e notório, a campanha eleitoral do PT nos dois turnos foi centrada numa crítica contundente e genérica ao governo FHC. Com um discurso oposicionista, que não poupou nenhum setor da administração que se finda, Lula e os seus aliados conseguiram a espetacular votação que, na mais simpática das hipóteses, confirma a autenticidade e a oportunidade das críticas feitas aos oito anos de tucanato.
O momento de verdade está chegando. O pessoal da transição, até agora, tem evitado qualquer tipo de confronto. Apesar do tom civilizado mantido entre as duas equipes, a oposição terá de transmitir à nação o quadro real que vai encontrar daqui a dois meses.
E, de duas, uma: ou vai mostrar o caos que lubrificou o discurso eleitoral, ou baterá no peito, confessando que exagerou ou mentiu durante toda a campanha. Em linhas gerais, a oposição chega ao poder porque soube explorar as graves lacunas administrativas e sociais do governo que se finda. E teve habilidade suficiente para transmitir ao eleitorado os pontos negativos da gestão tucana, que criaram o cenário para a vitória de Lula.
A cordialidade das equipes que operam a transição tem prazo certo para terminar. Ou a turma de Lula admite que foi injusta, eleitoreira e mentirosa, acusando o governo de erros agudos e prioridades nefastas, ou manterá o som e a fúria do discurso oposicionista, revelando que a herança deixada por FHC é bem pior do que a esperada.
Numa palavra: o PT será a alternativa de poder que o eleitorado consagrou? Ou prolongará por mais quatro anos os erros e os equívocos que tanto combateu?


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: PSDB rachado
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Credibilidade é o nome do jogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.