São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

Cesar, Marta e Serra

RIO DE JANEIRO - O PSDB e o PFL têm de derrotar o PT nas eleições municipais deste ano em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte se quiserem impedir a reeleição de Lula em 2006. Essa é a tese que Cesar Maia (PFL), prefeito do Rio e candidato à reeleição, vem repetindo nos últimos dias. Ele acha que a oposição tem de lançar José Serra em São Paulo e o senador tucano Eduardo Azeredo, ou o deputado federal Roberto Brant (PFL), em Belo Horizonte.
"O grande passo é o senador Serra aceitar a candidatura." Ele acha que Serra tem chances de impor ao PT uma grande derrota na sua principal base e espera que as direções dos dois partidos não deixem o processo "correr frouxo", como em 2003. "Estamos no momento exato de expor o governo e suas fragilidades e de nos oferecer como alternativas." Para ele, a vitória da oposição nessas capitais vai passar a sensação de que o governo federal perdeu toda a eleição.
Maia, que já construiu para si a imagem, agora abandonada, de maluco, acha que Marta Suplicy vem cometendo erros de marketing político que beneficiarão Serra. Na sua opinião, o problema maior da prefeita não é administrativo, mas de imagem. "A política de comunicação deles me parece errada, porque querem reforçar que estão fazendo um bom governo quando deveriam estar mudando a imagem da prefeita."
Que imagem? Cesar é genérico. "O eleitor busca nos personagens femininos suas referências familiares simbólicas. Ela [Marta] enfatiza exatamente o contrário, o que produz um curto circuito na imagem." É um contraste, acha, com Serra, que "é o pai sisudo, duro, presente" e "não faz o papel de simpático, mas faz um contraponto com o personagem que ela construiu no governo".
Sua conclusão é uma provocação tanto com Marta como com Serra, ainda indeciso: "Temos, portanto, uma eleição que a oposição tem muita facilidade para ganhar".


Texto Anterior: Brasília - Igor Gielow: O poder de Dirceu
Próximo Texto: Antonio Delfim Netto: Retaliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.