São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Dirceu
"Já não bastasse José Dirceu ser o "capitão" -impune- do mensalão do PT, agora vemos estarrecidos como é fácil para ele ganhar dinheiro fazendo lobby para empresas com interesses no governo. Isso é uma total inversão de valores e desanima o povo que trabalha duro e honestamente. Não acho que seja caso para uma CPI, mas, sim, para o Ministério Público e para a polícia. Que a justiça seja feita!"
PRISCILA SCATENA (São Paulo, SP)

Cuba
"É admirável quando um jornalista ou um articulista consegue em poucas palavras retratar o que ocorre com a chamada "esquerda" no Brasil. Clóvis Rossi consegue no próprio título do seu artigo resumir o assunto: o sonho virou pesadelo (Mundo, ontem). Fidel Castro virou o simpático ditador, e Che Guevara morreu e tornou-se um mito. Como diz Rossi, do brado "liberdade/igualdade/fraternidade" só sobrou o sonho, que virou pesadelo, pois a liberdade não existe, os iguais estão nivelados por baixo e a fraternidade deixa morrer quem defende os direitos humanos. Abaixo do texto de Rossi confirmamos o ocorrido em Cuba: "À agência de notícias Efe Guillermo Fariñas afirmou ter iniciado a greve de fome em homenagem à imolação de Zapata e para que Raúl Castro não incorra em outros assassinatos de presos políticos cubanos". Opositores exigem a libertação de estimados 200 detidos políticos. Lula, por sua vez, esteve em Cuba no dia em que Zapata morreu e não conversou sobre direitos humanos com Raúl Castro. Esse assunto em alguns países da América do Sul é pesadelo."
MÁRCIO HENRIQUE GUIMARÃES PAGNANO (Sertãozinho, SP)

 

"A coisa mais hipócrita que eu vejo é os norte-americanos, que proliferam guerras por todo o mundo e possuem várias prisões secretas -onde torturam milhares de pessoas sem direito a defesa-, julgarem-se defensores dos direitos humanos. No que diz respeito a Cuba, cite-se a prisão de Guantánamo, onde os presos, que nunca tiveram o direito de defesa e muito menos o direito a julgamento, são barbaramente torturados. Por acaso Guantánamo é uma prisão cubana?"
JOSÉ LUIZ LIMA GONZAGA (Campinas, SP)

 

"Não posso deixar de externar o meu horror e a minha vergonha diante de imagens transmitidas na televisão e da foto de capa da Folha de quinta-feira, que mostrava Lula e Fidel Castro em Cuba. Na televisão, causou asco ver o presidente de Cuba dar explicações desvairadas e de forma burlesca sobre a morte por inanição de uma pessoa presa por dissidência política, nome atual para o antigo crime de lesa-majestade. Horrorizei-me também com o presidente Lula rindo atrás de Raúl Castro enquanto este falava sobre uma morte humana ocorrida sob as barbas e auspícios de órgãos públicos cubanos. Tive vergonha de um dia ter admirado algum ato de Fidel Castro ao ver a foto de sua mansão. Belo projeto de sociedade economicamente igualitária: a maioria do povo na penúria e o chefe do Estado comunista numa mansão com direito a piscina."
PAULO CESAR REBELLO GIACOMELLI (São Paulo, SP)

Drogas
"Em 1989, o "Wall Street Journal" publicou carta do economista Milton Friedman (Nobel de Economia em 1976). Alguns trechos: "A ilegalidade (das drogas) gera lucros obscenos, que financiam as táticas assassinas dos barões da droga, e leva à corrupção dos agentes da imposição da lei. Tivessem as drogas sido discriminalizadas 17 anos atrás, o crack nunca teria sido inventado. A descriminalização agora é ainda mais urgente que em 1972. O adiamento irá apenas piorar as coisas. O álcool e o tabaco causam muito mais mortes em seus usuários".
As ideias de Friedman estão mais atuais do que nunca.
E é corajosa, principalmente em ano eleitoral, a posição do ex-presidente FHC em defender a descriminalização de todas as drogas. Não se trata de banalizar o uso de drogas, mas, sim, medicalizá-lo, ou seja, reconhecer que se trata de um problema de saúde pública, cuja solução talvez seja o fornecimento das drogas pelos agentes de saúde com o acompanhamento clínico do usuário, visando a sua reabilitação. Dada a importância do tema, essa discussão deveria estar mais presente na mídia."
MIGUEL ANGELO MOREIRA (Itajubá, MG)

Educação
"A Folha erra quando diz em sua Primeira Página de ontem que o desempenho dos estudantes da quarta série apresentou melhora "sutil". A evolução do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) para os alunos do ciclo 1 do ensino fundamental (primeira à quinta séries) foi de 18,4% (de 3,25, em 2008, para 3,85, em 2009). Um aumento de 18,4% em um ano é expressivo, e não "sutil". O Idesp geral do Estado, que envolve todas as séries, subiu 9,4% em apenas um ano, o que também constitui uma evolução positiva significativa.
A Folha também não primou pela pluralidade ao ouvir apenas especialistas intransigentemente críticos com os resultados da educação de São Paulo, quando a maioria dos educadores reconhece os méritos das políticas adotadas."
ROGER FERREIRA, assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (São Paulo, SP)

Bondades
"Espero que no aumento anunciado pelo senhor governador de São Paulo na Folha do dia 25 ("Serra lança pacote de bondades para servidor", Brasil), meu salário-base de contador nível universitário, há bastante tempo em R$ 167,67, seja também beneficiado."
ALEGRETTE DANON SCHUBSKY, 83 anos (São Paulo, SP)

Crianças
"Estava na Folha Online do dia 26/2: "Justiça condena mulher acusada de abandonar cadela em Cascavel (PR)". Essa reportagem fez-me consultar a minha memória! Alguma vez terei eu lido uma manchete que anunciasse "Justiça condena mãe (ou pai), acusada(o) de abandonar filho(a) menor em algum lugar deste imenso Brasil'? Sabem que não consigo me lembrar disso? Alguém se lembra?
Que tristeza me dá pensar no que está virando este país! Quantas crianças infelizes não estarão querendo virar cadelas, entrar para o mundo pet...
Essa justiça, com j minúsculo, que temos hoje, que não cuida ou demora anos a cuidar de problemas graves e dramáticos desse povo tão sofrido, acha tempo para proteger cadelas.
Cascavel, simpática cidade paranaense, parece que não é só nome da cidade, mas também abrigo de magistrados desocupados."
ORESTES NIGRO, professor aposentado da Unesp (Santos, SP)

Programas
"Concordo com o leitor Marcos A. A. de Melo ("Painel do Leitor", 26/2), que cobrou o plano de governo do PSDB. Mas esqueceu ele que o PT também não nos forneceu o plano de governo caso a candidata Dilma Rousseff, há mais de um ano nos palanques, vença. Não sei o que ela pretende além de um tal de Estado forte. Seria bom explicar melhor, não?"
FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Equívoco
"Houve um equívoco de datas na coluna do jornalista Elio Gaspari de domingo passado (caderno Brasil). Na nota "Teologia da urucubaca vicia o tucanato", o jornalista citou texto da Agência Tucana postado no site do PSDB em 5 de janeiro de 2009 como se fosse de 5 de fevereiro deste ano. O hiato de 13 meses compromete profundamente o uso de minhas declarações para qualquer análise de conjuntura."
LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS, deputado federal (PSDB-ES), presidente do Instituto Teotônio Vilela (Brasília, DF)

Nota da Redação - Leia nota na coluna de Elio Gaspari de hoje. Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Navi Pillay: Reconciliar-se com o passado

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.