UOL




São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

O ovo e a galinha

RIO DE JANEIRO - Há muito não assistia aos programas da TV Câmara, metade por falta de tempo, metade por falta de interesse. Eis que, semana passada, procurando alguma coisa que eu nem sabia o quê, peguei um duro bate-boca entre dois senhores deputados.
Estavam exaltados, brandiam o dedo indicador um na cara do outro, na base dos insultos comuns às refregas parlamentares, sem-vergonha, mentiroso, traidor, sem-caráter, filho disso e daquilo.
Pensei que fossem dois adversários, representantes de duas facções antagônicas, cujos representantes vinham a plenário pintados de guerra. Algo parecido com a rivalidade ideológica da antiga Arena e do antigo MDB ou, para ir mais longe, da UDN e do PTB dos tempos que antecederam o movimento militar de 1964.
Nada disso. Eram dois valentes deputados do PT, que se desentendiam publicamente por diversos motivos, entre os quais a reforma da Previdência e os rumos que o partido de ambos está tomando. Se a briga chega a esse ponto, com a roupa suja lavada fora do tanque partidário, diante dos senhores representantes do povo e da mídia, é fácil imaginar o que não se passa dentro da cidadela petista, que cultiva o sadio hábito de democraticamente discutir tudo e abrigar tendências conflitantes.
Apanhado de surpresa, fiquei sem saber quem tinha razão e, para ser sincero, nenhum dos dois estava interessado em esclarecer o telespectador distraído e eventual eleitor que sou eu. Xingavam-se "ex officio", por gravidade, dando de lambujem que todos deviam saber por que estavam brigando. Guardadas as proporções, era como se um afirmasse que a galinha nasceu antes do ovo e outro jurasse que o ovo vinha primeiro. Como conciliar tamanha desavença?
Antes de mudar o canal, consultei minha consciência cívica, que não é lá essas coisas, e concluí que os dois tinham razão.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Mentalidade pré-histórica
Próximo Texto: Boris Fausto: O governo e a sociedade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.