UOL




São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

SINAIS DE RECUPERAÇÃO

Segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a atividade industrial em São Paulo apresentou retração de 1,1% entre janeiro e julho, em relação ao mesmo período de 2002. Mas as vendas reais, descontada a inflação, expandiram-se 4,9% em julho, comparadas às de junho. O mesmo processo pode ser encontrado no setor de embalagem, um dos primeiros a expressar uma retomada do crescimento. As vendas de papel e papelão cresceram 5,2% em julho, a despeito da queda de 16,5% no ano.
A expansão das vendas pode provocar uma redução nos estoques, melhorando as chances de retomada da produção. A expectativa de recuperação da demanda doméstica foi impulsionada pela tendência de redução dos juros sinalizada pelo BC, a partir de junho. A perspectiva de queda já repercute, ainda que palidamente, no crédito ao consumidor.
A recuperação econômica, liderada pelos bens de consumo, não representa novidade na economia brasileira. Ao contrário, tem sido o padrão dos movimentos de "arrancada e breque" dos últimos anos. A incógnita atual seria sua extensão, uma vez que permanecem elevados o nível de desemprego e a contração da massa salarial. Os dissídios salariais previstos para o segundo semestre podem contribuir para dar algum incremento à demanda interna.
A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo recuou de 20,3% em junho para 19,7% em julho, de acordo com pesquisa da Fundação Seade/Dieese. O salário médio pago aos trabalhadores na região mais rica do país foi de R$ 910 em junho, um aumento de 1,8% em relação a maio. É, contudo, o menor valor já pago nesse mês desde 1985.
Assim, há discretos sinais de recuperação na economia brasileira. Mas, para a retomada ser sustentável, ainda há importantes desafios a vencer, como a necessidade de ampliação do investimento público e privado e de políticas mais claras para preservar os saldos comerciais.


Próximo Texto: Editoriais: SER DE ESQUERDA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.