São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor



Pedido a Papai Noel
"Pedi a Papai Noel e aos santos que me guiam que, na minha próxima encarnação, eu seja ministro do Supremo Tribunal Federal, deputado federal ou banqueiro, mas jamais professor da rede pública, como sou agora. Pois, enquanto os primeiros discutem tetos salariais acima de 60 salários mínimos ou juros anuais de três dígitos para uma inflação que está em torno de 7%, nós, mortais professores, temos que assistir à derrubada da lei do piso que prevê o equivalente a dois mínimos e ao tempo necessário para atividades extraclasse. Por isso, estou implorando: na próxima vida, tenham dó, não me façam voltar professor do ensino público!"
EULER CONRADO SILVA JÚNIOR , professor de história da rede pública estadual de Minas Gerais (Vespasiano, MG)

Árvore de Natal
"Ao ver a foto da árvore de Natal com a caveira gigante na Primeira Página no último dia 25, a minha interpretação foi muito diferente da do leitor que escreveu anteontem à Folha ("Painel do Leitor").
Para mim, aquele não foi um ato de desrespeito contra o espírito do Natal, mas um protesto poderoso contra a estupidez e o horror da guerra, um protesto feito pelos próprios invasores, mostrando respeito por suas vítimas. Está havendo, embora tardiamente, um grande repúdio a essa guerra pelo povo norte-americano."
PETER CAPLAN , cidadão americano (São Paulo, SP)

Votos de emprego
"Feliz 2009 é o que todos desejam, mas nem sempre isso é alcançado pelo povo brasileiro. O desemprego e a falta de trabalho talvez sejam os maiores tormentos que ameaçam a sociedade e a estrutura familiar. Agravado pela crise mundial, o desemprego deverá se tornar o grande desafio para o governo, que poderia ajudar muito reduzindo os exagerados encargos trabalhistas que sufocam as empresas e dificultam o acesso ao mercado de trabalho."
CLÁUDIO FROES PEÑA (Porto Alegre, RS)

Juros
"Kennedy Alencar, com seu artigo "É o juro, estúpido!" (Opinião, 26/12), vai direto ao ponto. O presidente Lula tem uma oportunidade de ouro: com conjuntura favorável pode baixar os juros "como nunca antes na história deste país". E, ao fazer isso, pode liberar mais de R$ 60 bilhões por ano do Orçamento federal, antes empenhando na rolagem da dívida interna."
FELIPE PUGLIESI JR. (São Paulo, SP)

Violência
"Ao findar o ano de 2008, é assustador verificarmos o aumento da violência no Brasil, principalmente envolvendo jovens, o que atesta a falência da Educação no Brasil, principalmente a pública, com escolas sem as mínimas condições de funcionamento, professores mal remunerados e falta de recursos didáticos. É lamentável pagarmos tantos impostos e vermos o Estado cada vez mais ausente de suas responsabilidades."
ERIVAN AUGUSTO SANTANA (Teixeira de Freitas, BA)

Ciência e tecnologia
"Com todo o respeito ao invejável currículo de Luiz Eugenio A. M. Mello, desculpe discordar de sua tese de que número de patentes é um bom indício de desenvolvimento técnico-científico ("A crise e a pesquisa industrial", "Tendências/Debates", 26/12).
Um simples mecanismo de acionamento de uma cabeça leitora de disco rígido pode envolver várias patentes.
A GM fala em carro híbrido, que, porém, está sendo desenvolvido com conhecimentos que certamente não saíram de empresas, mas de universidades e centros de pesquisa públicos. Sem verificar, arriscaria afirmar que mais de 95% das notícias sobre avanços científicos citam universidades e centros públicos de pesquisa, e não empresas. O que as empresas fazem é o detalhamento, a criação dos dispositivos que vão usar as grandes idéias saídas das instituições citadas."
ANTONIO CAMARGO (São Paulo, SP)

Promessa Esquecida
"Com a chiadeira geral de empresários, comerciantes e taxistas pela elevação do preço do gás natural às vésperas do Natal e a polêmica em torno da poluição causada pela queima de óleo diesel, não teria sido melhor ter convertido as frotas de ônibus metropolitanos para o gás, reduzindo de forma substancial as emissões de poluentes e a incidência de doenças respiratórias em idosos e crianças?"
MARCOS ABRÃO (São Paulo, SP)

Muro na USP
"A Cidade Universitária é um patrimônio do Estado de São Paulo, destinada aos alunos da USP. Dessa forma, possui um status especial e não é uma das subprefeituras. Possui prédios, bibliotecas e equipamentos que precisam ser preservados. Conseqüentemente, precisa ser resguardada."
JOSÉ ALENCAR G. DE FRANÇA (São Paulo, SP)

Xadrez
"Ao ler que o Clube de Xadrez de São Paulo está sendo esquecido (Esporte, 25/12), me lembrei que há algum tempo escrevi para diversos jornais, inclusive para esta Folha, solicitando um espaço de divulgação para esse nobre esporte. Agora, diante dessa triste notícia, reitero minha solicitação por um espaço de divulgação de eventos e campeonatos, além da descrição dos movimentos das partidas mais importantes e, se possível, com a análise técnica."
ROGÉRIO O. BRITO (Belo Horizonte, MG)

Natal
"Os artigos "Feliz Natal", de Frei Betto, e "As manjedouras estão aumentando", de David Oliveira de Souza ("Tendências/Debates", 25/12), mereciam a Primeira Página, visto a beleza dos conteúdos. É gratificante ler pessoas como essas nos brindando com sabedoria e encantamento em um dia de tamanha simbologia para todos, cristãos ou não."
JOAO SIGRIST NETO (Campinas, SP)

 

"Desejo cumprimentar David Oliveira de Souza pelo artigo exemplar de verdadeiro testemunho natalino.
Que seu texto seja lido e meditado por todos os nossos "reis magos" responsáveis pela falta de políticas públicas que, a cada dia, mais excluem e aumentam as manjedouras desumanas. Feliz Natal, doutor! Bom saber que existem pessoas como o senhor!"
CLARICE PIETRO CORDEIRO DAVID (Garça, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Palmiro Mennucci, presidente do Centro do Professorado Paulista (São Paulo, SP); Multiplus Eventos (Ribeirão Preto, SP); e Corauci Neto, vereador pelo DEM (Ribeirão Preto, SP); Valdeir Fernandes de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Flórida Paulista; Laura Witter, consultora de marketing da Unimed (Ribeirão Preto, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Cláudio José Montesso: Terceirização: um avanço para o atraso

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.