UOL




São Paulo, quarta-feira, 29 de janeiro de 2003

Próximo Texto | Índice

ÍNDEX ALIMENTAR

O programa Fome Zero pode estar prestes a criar um índex às avessas. O índex petista pode criar a figura do "alimento proibido". A pessoa que adquirir com dinheiro de seu benefício itens vedados pelo programa será excluída do Fome Zero.
Uma das integrantes do conselho gestor do projeto no Piauí diz que "os beneficiados não podem comprar iogurte nem biscoito recheado". Já uma coordenadora do Fome Zero, também no Piauí, nega que haverá restrições além de refrigerantes, bebida alcoólica e cigarros. Tampouco se sabe o grau de tolerância dos gestores para com o beneficiado que ousar consumir um item proibido. Os mais radicais pregam que ele seja excluído do programa já na primeira falta. Os mais liberais defendem o castigo após a segunda.
Um temor dos críticos do Fome Zero, o de que geraria uma nova e dispendiosa estrutura burocrática, parece estar se concretizando. As pessoas beneficiadas com a renda mensal terão de prestar contas de que gastaram o seu dinheiro apenas nos alimentos permitidos. Os conselhos do Fome Zero serão, portanto, grandes máquinas de verificação de comprovantes de compra instaladas em regiões pobres do Brasil. Terão poder de decidir quem continua e quem deixa de receber o benefício.
Esse esquema de patrulha alimentar, além de fazer tábula rasa da autonomia dos beneficiados, gera um sem-número de possibilidades de burla e de corrupção. Ademais, fragmenta ainda mais a política social brasileira e cria um custo adicional de administração.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, nos seus programas de transferência direta de renda, 70% dos recursos recebidos pelas famílias são usados na compra de alimentos; 85% são gastos na própria região em que a família reside. Isso sem ter de arcar com uma megaestrutura para tutelar o gasto dos beneficiados, como pretende o Fome Zero.
Está equivocada a concepção do programa federal. Que os assessores de Lula ouçam as críticas, pois há tempo de reformá-lo.


Próximo Texto: Editoriais: CRÉDITO, JUROS, POUPANÇA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.