São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

O efeito Santo André e o PT

BRASÍLIA - Ainda é cedo para saber o efeito sobre a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva das suspeitas de corrupção na Prefeitura de Santo André, comandada pelo PT. Há algumas certezas. Sabe-se da existência de gravações de conversas de petistas de Santo André. Tão certo como o fato de que amanhã haverá a final da Copa do Mundo entre as seleções do Brasil e da Alemanha é que o conteúdo dessas fitas acabará vazando para a imprensa. Esse é o grande temor dos petistas. Se algum membro do partido cometeu algo de irregular e falou sobre o assunto nas suas conversas grampeadas, o caldo entornará. Um slogan presidencial do PT é: "Brasil decente, Lula presidente". É necessário registrar que as gravações foram feitas aparentemente depois de a Polícia Federal ter usado métodos reprováveis. Um juiz pode ter sido induzido ao erro na hora de autorizar os grampos. Petistas de todos os escalões repetem diariamente críticas a esse comportamento da PF. Fazem bem. É uma temeridade e uma ameaça à democracia que esse órgão se comporte dessa forma. Mas o problema de ordem eleitoral continua. Mesmo que sejam divulgadas de forma ilegal, as fitas terão impacto sobre a candidatura de Lula. Esse é o ponto. É quase unânime o entendimento de que não foi totalmente isenta a investigação da empresa Lunus, de Roseana Sarney. Ainda assim, apareceu a foto, o dinheiro empilhado e a pefelista virou poeira. Não se sabe se as fitas de Santo André contêm algo tão contundente como a foto do dinheiro da Lunus. Mas sempre haverá suspeitas enquanto o conteúdo não vier a público.

Provocação. Seria um despautério creditar a Ricardo Teixeira o mérito pela seleção brasileira sob seu comando ter chegado três vezes consecutivas à final da Copa do Mundo. Mas não seria um absurdo, ou uma injustiça, dizer que o presidente da CBF nada teve a ver com isso?



Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O deus mercado e seu oráculo
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Delenda Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.