Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Tarso Genro assina decreto com homenagem a si próprio

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), assinou um decreto concedendo a si próprio uma medalha de homenagem.

O documento, publicado ontem no "Diário Oficial", determina a entrega da insígnia "Cruz de Ferro", da Brigada Militar (equivalente à PM de outros Estados), a oito pessoas que se destacaram no apoio à corporação. O governador petista foi o único civil homenageado.

Na lista de condecorados do decreto, é mencionado o nome completo dele: Tarso Fernando Herz Genro. No fim do texto, o próprio governador o assina, apenas como Tarso Genro. O chefe da Casa Civil também subscreve o ato.

O decreto informa que a lista dos agraciados foi proposta pelo comandante-geral da Brigada. A "Cruz de Ferro" é concedida anualmente no aniversário da instituição.

Segundo seu regulamento, é dada a brigadianos com méritos ou a civis que cooperaram com a Brigada Militar.

De acordo com a corporação, a homenagem ao governador ocorreu pelo apoio na ampliação de seus quadros e na compra de equipamentos.

PROTESTOS

A relação de Tarso com os policiais, no entanto, esteve longe da cordialidade em seu mandato, iniciado em janeiro. Em agosto e setembro, cabos e soldados fizeram dezenas de bloqueios com fogo em estradas em protestos por reajustes salariais.

Até falsas bombas foram deixadas em ruas de Porto Alegre. O governo cedeu, e as manifestações cessaram.

No fim de semana passado, foi a vez de oficiais de nível superior da Brigada entrarem em atrito com o governo petista. Eles rejeitaram uma proposta do Estado de aumento e insistem na equiparação dos salários com os dos delegados, da Polícia Civil.

De acordo com a corporação, não é a primeira vez que um governador assina o documento e recebe a homenagem: isso também ocorreu com Yeda Crusius (PSDB).

Em 2004, no governo de Germano Rigotto (PMDB), o vice foi agraciado.

Procurada, a assessoria do governador informou que só a Brigada Militar iria se manifestar sobre o assunto.

Senadores, deputados e secretários também já receberam a "Cruz de Ferro".

Na semana passada, os brigadianos concederam outra honraria, a Comenda da Brigada, a personalidades do Estado, incluindo a primeira-dama, Sandra Krebs Genro, o secretário da Segurança e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.