Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Pontífice recebe ciclista gaúcho que enviou 15 cartas ao Vaticano

DO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Quinze cartas, uma estratégia criativa e a coincidência com os preparativos para a visita ao Rio asseguraram ao ciclista gaúcho Leandro Martins, 30, um encontro com o papa Francisco no Vaticano.

"O papa disse: Na semana que vem encontraremos milhões de jovens brasileiros, e você é o primeiro deles'", recorda Martins, que esteve com Francisco na quinta-feira (dia 18), por volta das 7h.

O caminho para conseguir o encontro, conta o ciclista, foi endereçar as cartas a um assessor do papa Francisco, cujo nome ele não revela. Já o convite ocorreu na véspera, por meio de uma ligação do secretário particular do papa.

Martins disse que chegou de bicicleta à casa de Santa Marta, a residência oficial, onde acompanhou uma missa. Desacostumado ao ritual --ele se diz sem religião--, não percebeu a entrada do pontífice: "O papa estava de verde, eu esperava que fosse branco. Depois, ele trocou".

Na conversa após a missa, o papa perguntou sobre sua viagem, que começou em maio na Holanda e deve acabar na Ásia. "Vendo a bicicleta cheia de mochilas, perguntou: Como você dorme?'".

"Foi quando quando eu disse que tem louco no mundo todo, inclusive em Porto Alegre. A gente riu, e o papa disse: A vida é louca'". Disse que falaram de religião, mas não quer revelar detalhes.

Os protestos foram mencionados por Martins, que fez uma descrição positiva. "Falei que era como o choro, uma forma de colocar pra fora o que está sufocando, e o papa concordou, disse: É, sim'."

Outro tema foi a tragédia de Santa Maria (RS). O papa disse que não irá à cidade por causa da distância, mas que lembrará as vítimas no Rio. É uma pessoa simples: "Parece que não sabe que é o papa. Ele é normal, cumprimentou a Guarda Suíça, abanou, esse tipo de coisa que é... normal".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página