Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ministro do TCU muda data de nascimento para presidir corte

Aliado do senador Sarney, Raimundo Carreiro teria de se aposentar em 2016

DE BRASÍLIA

O ministro do Tribunal de Contas da União Raimundo Carreiro conseguiu na Justiça a revisão da sua data de nascimento e, com isso, ficou dois anos mais jovem. A revisão fará com que ele fique mais dois anos no TCU até sua aposentadoria compulsória.

Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", aponta que, com a revisão de sua idade, Carreiro ficará apto a tornar-se presidente do TCU no biênio 2017-2018. Sem a mudança, ele teria de se aposentar obrigatoriamente em 2016.

A eleição no TCU ocorre a cada dois anos e em geral é eleito o ministro mais antigo na casa que ainda não tenha sido presidente. O atual ministro presidente, Augusto Nardes, ficará até 2014. Em seguida, Aroldo Cedraz deverá assumir o posto.

Em nota oficial, Carreiro explicou que nasceu em 6 de setembro de 1948, "mas só foi registrado anos depois, fato bastante comum àquela época". Segundo ele, aos 16 anos ele foi registrado com 18 anos para poder participar do processo eleitoral em sua cidade no Maranhão. Ele disse que só em 2007 teve condições de pleitear a mudança de seu registro de nascimento.

Na nota, o ministro afirma que "a alteração de idade em nada interferiria em seu processo de aposentadoria perante o Senado" porque, segundo ele, "contava com 38 anos, 3 meses e 18 dias de tempo de contribuição, sendo que o mínimo exigido pela legislação para aposentadoria integral era de 35 anos".

O ministro afirma ainda que não recebe a aposentadoria do Senado. Carreiro era secretário-geral do Senado e foi escolhido em 2007 pelos senadores para ser ministro do TCU com o apoio do senador José Sarney (PMDB-AP).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página