Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ex-ministro Franklin Martins volta à TV

Documentário sobre a África tem apoio de Lula e patrocínio da Vale e três empreiteiras

RICARDO MENDONÇA DE SÃO PAULO

Após percorrer 13 dos maiores países africanos e entrevistar cada chefe de Estado local, o jornalista e ex-ministro Franklin Martins volta à TV hoje como apresentador da série "Presidentes Africanos".

O documentário retrata aspectos históricos, políticos e econômicos dos países visitados. Cada nação é tema de um episódio. As reportagens são intercaladas com trechos da conversa com o líder local.

A estreia, um panorama do continente, será hoje às 18h30 no Discovery Civilization. Em 6 de outubro, o programa tratará da África do Sul.

Para conseguir convencer tantos presidentes a recebê-lo, Franklin contou com uma ajuda de peso: o ex-presidente Lula, cujo instituto dá apoio institucional à série.

"É claro que isso ajudou na marcação das entrevistas. Abre portas", disse Franklin. "E o fato de eu ter sido ministro também abre portas."

Entre os patrocinadores estão a mineradora Vale e as empreiteiras OAS, Odebrecht e Queiroz Galvão. As quatro têm interesses na África e já financiaram viagens de Lula.

Os episódios partem do pressuposto de que os espectadores não têm qualquer informação sobre os locais retratados. "Me assombra o desconhecimento sobre a África no Brasil, especialmente porque temos a segunda maior população afrodescendente do mundo", diz Franklin.

Bem acabados e ricos em imagens externas, principalmente as históricas, os episódios começam sempre com informações básicas de geografia e demografia.

O tom das entrevistas é cordial. Franklin não deixa de tocar em temas como desigualdade, analfabetismo e falta de alternância no poder. Mas não chega a confrontar seus entrevistados. A TV Bandeirantes exibirá seis episódios da série a partir de novembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página