Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falta apoio do governo federal, afirmam tucanos

DE BELO HORIZONTE

O PSDB mineiro rebate as críticas da oposição local sobre a situação da economia do Estado e questiona o papel do governo federal no desenvolvimento regional.

O deputado federal Marcus Pestana, presidente estadual do partido, afirma que o PT está "em débito" com o Estado e que a economia mineira cresceu muito até 2012: "Essas oscilações existem porque têm a ver com o nosso perfil muito primário. O raciocínio é a longo prazo", diz.

O governador Antonio Anastasia diz ter "preocupação" com a dependência de commodities e afirma que há "grande esforço" em curso para diversificar a economia.

A concentração, segundo o governador tucano, causa reflexos sociais no Estado. O tucano cita como exemplo o café, cultivado em 600 municípios mineiros e que enfrenta queda mundial de preço:

"Quando ele [café] vai mal, como no momento atual, há uma depressão, uma diminuição dos valores [que circulam] nesses municípios".

Em 2011, por exemplo, Anastasia apelou em palestra a empresários para ajudá-lo na tarefa de "agregar valor" aos produtos do Estado e diminuir a dependência de poucos setores.

"O governo, sozinho, não consegue nada. É preciso a participação da sociedade civil e do mercado para criar empregos, renda e desenvolvimento. O poder público não gera riqueza, somente oferece as condições para que isso ocorra", disse na ocasião.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página