Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Economia

Setor de veículos puxa queda de vendas no comércio em outubro

DO RIO - O casamento da inflação com a desaceleração econômica em outubro pegou em cheio o comércio brasileiro, que viu a demanda cair em 6 das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A maior queda aconteceu no setor de veículos, superaquecido nos dois anos anteriores.

Em outubro, a venda no comércio varejista ficou estável em relação a setembro, mês que teve a taxa revisada de 0,6% para 0,5% pelo instituto.

Incluindo a venda de veículos e materiais de construção, o índice ampliado -medido separado por incluir vendas no atacado- mostra que as vendas tiveram queda de 0,4% em relação ao mês anterior.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado e levou a consultoria LCA a revisar para baixo as expectativas de vendas do comércio em 2011, de 6,8% para 6,5%, contra um crescimento de 10,8% em 2010.

O estrago só não foi maior pela procura por móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática, que contam com demanda reprimida de uma nova classe social.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.