Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PSB e Rede agora divergem em Minas Gerais

Grupo de Marina Silva divulga nota defendendo candidatura própria no Estado e ruptura com governo tucano

Bloco também enfrenta desentendimentos em SP, onde aliados da ex-senadora rejeitam apoiar Alckmin

RANIER BRAGON DE BRASÍLIA

As divergências entre PSB e Rede na montagem das alianças regionais ganhou novo capítulo ontem. O grupo de Marina Silva em Minas Gerais divulgou nota defendendo candidatura própria no Estado e ruptura com o PSDB do também presidenciável Aécio Neves.

O problema é que o PSB mineiro faz parte do governo tucano --comanda a Secretaria de Educação-- e, mesmo após a nota da Rede, afirma que continuará discutindo a possibilidade de apoiar o candidato de Aécio no Estado.

Desde que Marina anunciou em outubro apoio ao projeto presidencial do governador Eduardo Campos (PSB-PE), os dois grupos políticos vêm tendo dificuldade para conciliar pretensões estaduais. O PSB de Campos já se encontrava na ocasião em avançada articulação para apoiar candidaturas como a do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo.

A Rede, porém, defende a necessidade de nomes próprios nos principais Estados.

"A Rede vem afirmar a necessidade de romper a hegemonia do PSDB em Minas Gerais", diz a nota divulgada ontem, acrescentando ser preciso "renovar a prática política no Estado, desgastada com o rodízio de velhos grupos no poder".

Um dos principais expoentes do grupo no Estado é Cassio Martinho, porta-voz nacional da Rede ao lado de Marina. Segundo ele, o debate com o PSB segue de forma "civilizada e propositiva".

Apesar da posição da Rede, o presidente do PSB-MG, Júlio Delgado, afirmou que continuará a discutir a possibilidade de composição com a chapa tucana.

"Temos que reconhecer a força que o Aécio tem em Minas. Certamente ele será o vencedor aqui, o que impactará na eleição estadual. Minas não pode ser tratada da mesma forma que SP", diz.

Anteontem a cúpula do PSB se reuniu em Recife para discutir a aliança. Campos disse que deixará o governo em 4 de abril, praticamente o prazo limite para candidatos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página