Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cotidiano em cima da hora

Movimento em lojas é grande e deve crescer mais até o sábado

Trânsito foi intenso por conta das compras; protesto bloqueou faixas da av. Paulista

DE SÃO PAULO

Shoppings e centros populares de comércio receberam grande movimento ontem. A expectativa, porém, é que o fluxo de clientes cresça ainda mais até sábado, véspera de Natal. O trânsito também foi intenso na cidade.

Na rua 25 de Março, 1 milhão de pessoas são esperadas neste fim de semana. Hoje, as lojas na região devem ficar abertas até as 16h.

"Os itens mais procurados pelos consumidores são brinquedos e roupas, além de produtos mais simples como bijuterias e lembrancinhas", afirma Elias Âmbar, diretor da associação dos lojistas da rua 25 de Março (centro).

Apesar do alto fluxo de clientes, alguns lojistas reclamaram. "Em 2010 tinha até reforço de vendedores. Neste ano, com dois a menos, tem gente sem atender cliente", diz Io Mi Cho, 28, gerente da loja Fency, de bijuterias.

Os comerciantes esperam que o movimento cresça a partir de terça, quando sai a segunda parte do 13º salário.

"Diferentemente do ano passado, quando o movimento se distribuiu em vários fins de semana antes do Natal, os compradores deixaram para vir nos últimos dias antes das festas", diz Âmbar.

O paulistano também procurou os shoppings para as compras natalinas. E para levar as crianças para a tradicional foto com Papai Noel.

Ontem à tarde, no Center Norte (zona norte), os corredores estavam cheios. Mas não lotados. Em menos de dez minutos era possível achar uma vaga para estacionar. E, em 20, tirava-se a foto com Noel.

O movimento nos shoppings deve ser grande durante a semana. Muitos vão funcionar por mais tempo. A expectativa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping é que as vendas cresçam 6,5% em relação a 2010. Metade do crescimento 2010/2009.

Por conta das compras, o trânsito esteve intenso ontem, principalmente das 10h30 às 17h. Na região da avenida Paulista, o tráfego foi prejudicado por um protesto de cerca de 300 pessoas contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A passeata chegou a bloquear a rua Augusta e três faixas da avenida.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.