Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Stuart Angel foi enterrado no Rio, diz capitão
Corpo de militante desaparecido em 1971 foi ocultado em base aérea, segundo militar ouvido pela Comissão da Verdade
Integrantes da comissão consideram depoimento verossímil, mas acham difícil fazer buscas no local
Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade (CNV), o capitão reformado Álvaro Moreira de Oliveira Filho, 89, disse que o corpo de Stuart Angel foi enterrado por militares da Aeronáutica na Base Aérea de Santa Cruz, localizada na zona oeste do Rio.
O depoimento, prestado em dezembro de 2013, abre uma nova linha de investigação sobre o paradeiro do corpo do militante do MR-8, até hoje desaparecido.
Em nota, o Comando da Aeronáutica disse não ter sido informado oficialmente sobre o assunto. "A busca pela verdade é um compromisso assumido por esta instituição que atende de forma responsável e cooperativa aos pedidos da Comissão Nacional da Verdade", informou a nota da Aeronáutica.
Os integrantes da Comissão da Verdade consideram o depoimento verossímil. A expectativa é que até dezembro seja elaborado um relatório final sobre o caso.
Filho da estilista Zuzu Angel, Stuart Angel foi preso em 14 de maio de 1971. De acordo com depoimentos, ele foi torturado até a morte na Base Aérea do Galeão, na zona norte do Rio. De lá, o corpo de Stuart teria sido levado para a Base Aérea de Santa Cruz, na zona oeste.
O capitão Álvaro de Oliveira Filho contou que numa conversa com o sargento José do Nascimento Cabral, controlador de voo na Base Aérea de Santa Cruz, em 1971, ele recebeu ordens do tenente-coronel João Paulo Burnier, então comandante da base, para interromper o pouso de aeronaves no local.
Com um grupo de militares, Burnier teria se dirigido até a cabeceira da pista e lá enterrado um corpo.
"Não é hipótese. Na conversa ele não deixou dúvida que havia sido enterrado um corpo lá. O corpo de um subversivo, como eles chamavam na época. Diziam que era o filho da Zuzu Angel", disse o capitão reformado.
MILITANTES SEPULTADOS
Diante deste depoimento, os integrantes da Comissão Nacional da Verdade disseram que irão chamar para depor comandantes da Aeronáutica e da Base Aérea de Santa Cruz, ainda vivos.
A comissão considera que é difícil que sejam feitas buscas na base aérea, que passou por reformas, incluindo uma ampliação da pista de pouso.
"O depoimento é bastante verossímil. O capitão está bastante lúcido. Agora contamos com a ajuda da Aeronáutica para elucidar esses fatos", afirmou Pedro Dallari, coordenador nacional da Comissão Nacional da Verdade.
Não há indícios de outros militantes sepultados no mesma base aérea.
"O que eu espero é que eles (os militares) revelem a verdade e deem paz à nossa e a outras famílias. Essa é uma espera muito grande", disse a jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart Angel.