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União com PMDB daria a petista dobro do tempo de TV

Para ampliar fatia na propaganda de rádio e TV, adversários abrem disputa em SP para atrair o apoio de siglas menores

Tamanho da coligação define o espaço que candidatos terão no horário eleitoral, que tem início em agosto

DANIELA LIMA
PAULO GAMA
DE SÃO PAULO

Os partidos que se revezaram no comando da capital paulista nos últimos anos travam uma batalha para atrair o apoio de siglas menores e, com isso, ampliar o tempo que terão na propaganda para as eleições de 2012.

A divisão da maior parte do espaço no rádio e na TV se dá de acordo com a representatividade das coligações.

Ou seja, quanto mais partidos, maior o tempo no horário eleitoral, que começa em 21 de agosto.

O PT de Fernando Haddad, por exemplo, dobraria o seu espaço na TV caso obtivesse o apoio do PMDB. Mas o aliado nacional afirma, entretanto, que manterá a candidatura de Gabriel Chalita.

Como a disputa caminha para ser dominada por candidatos pouco conhecidos, a televisão se torna mais importante, diz Maria do Socorro Braga, cientista política da UFSCar. "É onde eles vão montar a estratégia, até porque não têm traquejo na relação direta com o eleitor."

Para angariar mais minutos, o PT não se restringe à pressão sobre o PMDB e mira também PC do B, PR, PRB, PSB e PDT.

Sozinho, o PT tem hoje estimados 4min16s em cada bloco de 30 minutos de propaganda. Se conseguisse o apoio de PR, PDT, PC do B e PRB, iria a 7min45s. Com o PMDB junto, ultrapassaria 10 minutos.

Dono do 2º maior tempo (3min52s), os peemedebistas tentam resistir ao assédio e têm falado com PR e PC do B, entre outros.

Já os tucanos contam com a articulação do governador Geraldo Alckmin para ampliar a presença. Antigos adversários, como PP e PDT, somariam mais 2min44s aos 2min54s da sigla.

O governador cedeu cargos ao PP e ofereceu ao PDT espaço no governo.

O PSD do prefeito Gilberto Kassab pode lançar candidato, mas ainda tenta na Justiça obter um tempo robusto. Por ter sido criada neste ano, a sigla tem espaço de nanico, já que as regras da propaganda têm como base o resultadas eleições de 2010.

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