Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Recuperação

Vendas do comércio surpreendem e têm forte expansão em novembro

DE SÃO PAULO E DO RIO - Após três meses de desempenho fraco, o comércio cresceu acima do esperado em novembro e reforçou os sinais de recuperação da economia brasileira no final do ano, depois de um terceiro trimestre de estagnação.

As vendas do varejo subiram 1,5% ante outubro, com destaque para os setores de veículos, eletrodomésticos, supermercados e informática.

De janeiro a novembro as vendas cresceram 6,9%, abaixo do resultado de 2010 para o mesmo período (11,9%).

Para Aurélio Bicalho, economista do Itaú, o varejo teve um "crescimento expressivo" em novembro e existem sinais positivos para dezembro, ainda que a perspectiva seja de uma expansão mais modesta.

Apesar disso, o banco projeta que a economia cresceu apenas 0,2% no último trimestre de 2011. Já o Bradesco diz que o bom desempenho do varejo reforçou sua projeção de crescimento de 0,4% no período.

Ontem também foi divulgado que a indústria paulista cortou 35 mil postos de trabalho em dezembro.

É normal o setor demitir no último mês do ano, quando as entregas extras de Natal já foram realizadas. Descontados os efeitos sazonais, a Fiesp calcula que o emprego no setor cresceu 1,72% em dezembro.

O emprego na indústria paulista ficou estabilizado em 2011 e deve crescer até 1% neste ano, estima Fiesp.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.