Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Avô de cotado é acusado de crimes na Paraíba

CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

Potencial ministro das Cidades, o líder do PP na Câmara, Aguinaldo Veloso Borges Ribeiro (PB), traz o nome de um usineiro acusado -em livros oficiais- de mandar matar líderes camponeses na PB.

Avô de Ribeiro, o ex-deputado Aguinaldo Veloso Borges é apontado em dois livros lançados pelo governo federal como mandante do assassinato de João Pedro Teixeira, fundador da Liga Camponesa de Sapé (PB), em 1962.

A trajetória de João Pedro é relatada no documentário "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho.

Segundo o livro "Retrato da Repressão Política no Campo", relançado pelo governo de Dilma, Borges só não foi preso porque obteve imunidade parlamentar ao ocupar cadeira na Câmara.

Outro livro oficial, o "Direito à Memória e à Verdade", produzido durante o governo Lula, cita a mesma história.

O nome do avô do possível ministro também é associado à morte da líder Margarida Maria Alves, em 1985.

Segundo a bibliografia oficial, Borges ameaçou a então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande (PB) "pouco antes" de ela ser baleada por pistoleiros encapuzados.

A sindicalista inspirou a "Marcha das Margaridas", ato que há quatro anos reúne em Brasília trabalhadoras rurais de todo o país.

Embora diga que ainda não foi convidado para assumir a pasta, Ribeiro descarta risco de constrangimento com a esquerda do PT. Para ele, "o Brasil e o mundo mudaram", e a dicotomia "esquerda e direita" está superada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.