Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Por Haddad, petista de SP é escolhido líder da sigla

Indicação de Tatto foi articulada por Lula

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Depois de desistir de disputar a Prefeitura de São Paulo, o deputado Jilmar Tatto (SP) foi escolhido ontem o novo líder do PT na Câmara.

A indicação foi articulada pelo ex-presidente Lula, com o argumento de que a escolha de Tatto para a função será melhor para o PT nas eleições municipais de outubro.

Por ser de São Paulo, o novo líder poderá contribuir para a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura.

Ex-secretário de Marta Suplicy (PT-SP), Tatto tem força política na capital e concorda com a tese de Lula sobre a possibilidade de um acordo com o PSD, do prefeito Gilberto Kassab.

Ao desistir da candidatura e apoiar Haddad, Tatto recebeu a promessa de que seria recompensado. Ele também foi escolhido após Lula revelar a aliados que tem medo de que o episódio do mensalão volte à tona em ano eleitoral.

José Guimarães (CE), concorrente de Tatto na disputa pela liderança, teve seu assessor detido no aeroporto de São Paulo em 2005 com R$ 200 mil numa mala e US$ 100 mil escondidos na cueca. Guimarães negou que o episódio tenha pesado contra ele.

Pelo acordo firmado ontem, o deputado do Ceará deve assumir a liderança do partido no ano que vem.

A decisão representa uma diminuição da força do grupo do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), padrinho de Guimarães.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.