Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Salve geral

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos assumiu a defesa do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo sob acusação de liderar organização que explorava caça-níqueis em Goiás. O criminalista montou equipe para estudar o processo e protocolou memorial em habeas corpus a ser apreciado hoje no Tribunal Regional Federal.

A entrada de Bastos no caso ocorre no momento em que crescia em Brasília o temor de que Cachoeira, pivô do escândalo Waldomiro Diniz, o primeiro do governo Lula, revelasse extensa lista de contatos com políticos, inclusive petistas, documentados em áudio.

-

Linha direta Por ora, as investigações da PF demonstraram conexões mais próximas de Cachoeira com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), de quem é amigo. Foram gravados 300 telefonemas entre os dois.

Solidariedade Na sessão do Senado em que foi organizado desagravo coletivo a Torres, quatro colegas do PT fizeram apartes solidários. À ocasião, houve 44 intervenções de apoio ao "demo".

Solução caseira Márcia Pelegrini é a favorita para assumir o segundo posto na hierarquia do Ministério da Justiça. Próxima de José Eduardo Cardozo, ela deverá substituir Luiz Paulo Barreto, que deixou a secretaria-executiva para ocupar cargo no governo Agnelo Queiroz (DF).

Ponte aérea Na reunião que terá com o colega indiano Shri Sultan Ahmed, o ministro Gastão Vieira (Turismo) tratará da ampliação dos voos entre os dois países. Hoje, todas as linhas Brasil-Índia têm escalas na Europa. Por recomendação de Dilma Rousseff, Vieira proporá uma cúpula de turismo dos Brics.

Muita calma... Governadores dos Estados atingidos pela resolução 72, que unifica a alíquota de ICMS para importações, estranharam a decisão do presidente da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), de colocar a medida em pauta na comissão na quarta-feira.

...nessa hora Isso porque o Ministério da Fazenda aceitou reavaliar o texto. Raimundo Colombo (PSD) leva amanhã ao secretário-executivo Nelson Barbosa a proposta de Santa Catarina, um dos 14 Estados atingidos.

Intramuros Os 52% obtidos por José Serra nas prévias do PSDB decepcionaram o núcleo político de Geraldo Alckmin. No Bandeirantes, trabalhava-se com estimativa de 60% a 65% dos votos, sobretudo depois da declaração de voto do governador.

Extramuros Após a apertada vitória, Serra quer abafar questionamentos sobre seu respaldo entre os tucanos com ampla agenda de apoios institucionais. A ideia é anunciar rapidamente acordos com PSD, PP e PV.

Hierarquia Chamado a acompanhar a apuração ao lado dos pré-candidatos, ontem, o presidente do PSDB-SP, Pedro Tobias, que havia dito na véspera que Serra pediu "pelo amor de Deus" aos filiados para vencer, recusou: "Sou do baixo clero".

Timing A primeira pesquisa eleitoral em Vitória (ES) deve sair em 10 de abril. Só depois o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) definirá se será candidato. Caso não aceite, o grupo do governador Renato Casagrande (PSB) pode lançar o deputado Lello Coimbra (PMDB).

Intruso Em atrito com o Planalto por conta das pendências de royalties de petróleo e do ICMS sobre importações, a dupla Casagrande e Hartung não descarta nem mesmo apoiar o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas.

tiroteio

"É, no mínimo, curioso: para atingir as bases de trabalhadores do país, a CUT resolveu publicar anúncio contra a contribuição sindical até no 'Le Monde Diplomatique'."

contraponto

Lambe-lambe

Crítico da candidatura de Fernando Haddad, o líder do PSDB na Câmara paulistana, Floriano Pesaro, esbarrou no pré-candidato do PT ao entrar, semana passada, no estúdio de emissora de rádio. Sem jeito, retribuiu com um sorriso o aperto de mão do ex-ministro, que disse:

-Não misturo as relações pessoais com as políticas.

O tucano perguntou, então, a um assessor do petista se poderia fazer registro fotográfico do inusitado encontro. Ante a resposta negativa, Haddad interveio:

-Quem decide é o candidato. Façamos a foto!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.