Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada - em cima da hora

Marcelo Araújo é o novo secretário de Cultura de SP

Diretor da Pinacoteca desde 2002, ele substituirá Andrea Matarazzo (PSDB)

Ainda não há data para posse; atual gestor irá atuar na pré-candidatura do tucano José Serra à prefeitura

Zanone Fraissat/Folhapress
O novo secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo
O novo secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo

MATHEUS MAGENTA
FABIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO

O governo de São Paulo anunciou ontem que o diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, será o novo secretário de Estado da Cultura.

Ele substituirá o tucano Andrea Matarazzo, que deixa o cargo para atuar na pré-candidatura de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo. Matarazzo tenta se viabilizar como vice na chapa.

Ainda não há data para a posse do novo secretário. Advogado e museólogo, Araújo é diretor da Pinacoteca desde 2002. Antes, dirigiu o Museu Lasar Segall, em SP.

A escolha foi elogiada por gestores, artistas, curadores, galeristas e produtores culturais, embora a unanimidade seja algo raro no circuito das artes plásticas. Marcelo Araújo é uma exceção.

"Ele tem uma visão estratégica sobre o papel das artes. E o mundo da cultura precisa disso", diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Para Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas, Araújo entende de gestão. "Ele é um profundo conhecer de como funciona o modelo de organizações sociais."

Araújo consolidou a Pinacoteca como o museu mais importante da cidade e, possivelmente, do país, com um programa diversificado -que valorizou tanto o acervo da instituição, recentemente remodelado, como a produção contemporânea.

Figura presente no circuito das artes, ele sempre é visto em aberturas ou eventos, mais do que qualquer outro diretor de museu.

Os comentários ouvidos pela Folha sobre a escolha de Araújo foram quase todos antecedidos por uma mesma pergunta: "Quem vai ficar em seu lugar?".

Um dos fortes candidatos à sucessão é o atual curador da Pinacoteca, Ivo Mesquita, que Araújo tem defendido em conversa com amigos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.