Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica / Documentário

Ex-presidente rouba holofotes em filme sobre sua sucessora

DE SÃO PAULO

O título faz referência à chegada da primeira mulher à Presidência da República, mas o verdadeiro protagonista do documentário que estreou ontem em Brasília é o último homem a ocupá-la.

De saída do Planalto, Lula é o centro das atenções de "Pela Primeira Vez", filme do seu ex-fotógrafo oficial Ricardo Stuckert que narra em 3D a posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2011.

Não à toa, a sessão de gala realizada ontem serviu como palanque para a volta do ex-presidente à capital, depois de três meses de ausência para tratar o tumor na laringe.

Montado sem narração ou entrevistas, o média-metragem usa como fio condutor três discursos de Dilma, no Tribunal Superior Eleitoral, no Congresso e no Planalto.

A fala presidencial embala as cenas da posse, acompanhadas em alguns momentos por uma trilha instrumental que amplia ainda mais o tom épico da cerimônia.

Captadas sob a direção cuidadosa de Stuckert, as imagens em 3D impressionam, e em alguns momentos o espectador pensa estar dentro do cenário histórico da transição de governo.

Mas a sucessão de imagens grandiloquentes da arquitetura da capital, do ritual político e da marcha dos Dragões da Independência às vezes lembra a "Semana do Presidente" -programa chapa-branca que narrava as proezas de Figueiredo e Collor nas noites de domingo do SBT.

A partir da passagem da faixa, as câmeras abandonam a presidente no Planalto e seguem Lula em sua volta à planície -da partida na Base Aérea de Brasília ao retorno a São Bernardo do Campo, nos braços do povo e com a inusitada companhia do senador José Sarney (PMDB-AP).

É nesta fase que o filme exibe seu melhor bastidor: a visita emocionada do petista a seu vice José Alencar, no hospital Sírio-Libanês. Lula quase chora ao agradecer seu companheirismo no poder.

No entanto, não espere flagrantes como os de "Entreatos", o documentário de João Moreira Salles sobre a eleição de 2002, onde um incomodado José Dirceu ameaçava expulsar as câmeras. Em "Pela Primeira Vez", as portas estão sempre abertas.

(BERNARDO MELLO FRANCO)

"PELA PRIMEIRA VEZ"
QUANDO estreou ontem, em Brasília, e terá pré-estreias em outras capitais nas próximas semanas
CLASSIFICAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.